Univates divulga equipes vencedoras de concurso acadêmico que propôs o desenvolvimento de um simulador de capotagem

Postado as 22/07/2024 09:12:18

Por Lais Pontin Matos

Desafio enfocou a engenharia e a segurança dos passageiros no trânsito.

A Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou as duas equipes vencedoras do concurso acadêmico “Desenvolvimento de Projeto de Simulador de Capotagem”, realizado em parceria com o Movimento pela Vida no Trânsito (Movit), de Arroio do Meio. O desafio fez parte do Programa Lab Aula+ e contemplou áreas multidisciplinares, com foco na engenharia e na segurança dos passageiros no trânsito.

O projeto desenvolvido pelos estudantes Adam dos Santos, Felipe Miguel Eidelwein e Rafael Bertamoni, do curso de Engenharia Mecânica, ficou em primeiro lugar e foi escolhido para a fabricação futura do simulador. Este será usado em eventos e em outras ações para fortalecer a educação e a segurança no trânsito, especialmente de crianças e adolescentes em Arroio do Meio. Já o projeto de Pedro Henrique Lord, Jean Pierre Follmer e Vicente Herdina, também alunos do curso de Engenharia Mecânica, conquistou o segundo lugar no concurso.

Para a equipe de Lord, Follmer e Herdina, participar do concurso foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação em um projeto prático e desafiador.

Essa experiência foi um marco positivo em nossas trajetórias profissionais. Além de ampliar nosso aprendizado prático, a atividade reforçou nosso desejo de alcançar excelência e reconhecimento na área da Engenharia. Tivemos algumas dificuldades durante a fase de simulações, mas, com o apoio do professor Rafael Crespo, conseguimos superar os desafios técnicos e conceituais que encontramos pelo caminho
Pedro Henrique Lord.

A equipe de Santos, Eidelwein e Bertamoni também reflete sobre os principais aprendizados obtidos durante o desenvolvimento do projeto de simulador de capotagem, destacando a importância do trabalho colaborativo na viabilização de uma proposta que visa a impactar positivamente a segurança viária.

Sem dúvidas, o desenvolvimento do simulador de capotamentos possibilitou aprimorarmos nossas habilidades em análise estrutural, uso de software e simulação. Além disso, o projeto nos permitiu entender melhor as dinâmicas envolvidas em situações de capotamento, contribuindo significativamente para a nossa jornada acadêmica e profissional. Aproveitamos também para agradecer ao Movit pela oportunidade e ao professor Rafael Crespo, que sempre esteve presente para sanar as dúvidas e orientar o grupo
Felipe Miguel Eidelwein.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Manfred Costa é coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Univates, Manfred Costa, explica por que concursos como este contribuem para a qualificação acadêmica dos estudantes. “Vejo que é uma oportunidade de os alunos lidarem com uma situação-problema específica que tem o objetivo de ser implementada. Nesse caso, existe um senso de responsabilidade muito maior por parte dos graduandos, que realizam projetos em suas áreas de estudo buscando desenvolvê-los de forma adequada e segura. Além disso, há um incentivo para que os projetos tenham como objetivo a melhoria da sociedade como um todo”, comenta o professor.

Programa Lab Aula+

Na graduação da Univates, os processos de ensino e de aprendizagem foram reinventados para que os estudantes tenham a oportunidade de participar da construção do conhecimento em um novo formato de aula. Os cursos proporcionam mais inovação, com mais experiências e produção de conhecimento.

No Programa Lab Aula+, os alunos participam de desafios extracurriculares, que são problematizações propostas por organizações parceiras da Univates. Esses desafios possibilitam que os estudantes atuem em projetos multidisciplinares, vivenciando todas as etapas do desenvolvimento de soluções.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Na graduação da Univates, os estudantes podem participar da construção do conhecimento em um novo formato de aula.

Divulgação Univates

Logo ods-4