Divulgação

Startup de estudante de Engenharia conquista o terceiro lugar na maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

Postado as 19/07/2024 14:17:17

Por Lais Pontin Matos

Após se classificar nas etapas nacional e regional (América Latina e Caribe) do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), o estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates Natã Eduardo Ourives de Vargas precisou encarar um último desafio. No mês de maio, o acadêmico viajou para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para participar da fase final do concurso, onde apresentou o case da sua startup, a LimbX, e conquistou o terceiro lugar na maior competição de empreendedorismo universitário do mundo.

A LimbX é uma empresa de Santa Cruz do Sul especializada na fabricação de soluções personalizadas e inovadoras para pessoas que perderam membros superiores. A startup desenvolve protótipos de próteses mioelétricas e biônicas que podem ser controladas pelo sinal elétrico da contração muscular dos usuários. O objetivo das próteses é devolver a independência e a autoestima aos amputados, permitindo que voltem a realizar suas atividades diárias sem dificuldades.

Divulgação

Estudante competiu com jovens empreendedores de diversos países.

Na última etapa do GSEA, Vargas e outros 19 empreendedores de todo o mundo participaram do programa de televisão norte-americano Start It Up, transmitido pelo canal Disney+, e concorreram a um prêmio de 50 mil dólares. O estudante detalha a experiência que viveu em frente às câmeras. “O programa tem o formato de reality show e procura documentar a história individual dos empreendedores e dos negócios que eles estão construindo. Durante as gravações, passamos por duas competições: uma semifinal e uma final mundial. Fui selecionado para a fase final como representante da América Latina e Caribe e competi com outras cinco pessoas dos Estados Unidos, Indonésia, Índia, Egito e Turquia. O primeiro episódio do programa (são seis no total) foi ao ar em 28 de junho. Somente no YouTube a série já foi vista quase cinco milhões de vezes”, comemora Vargas.

Mesmo tendo conquistado reconhecimento internacional, o estudante não esquece suas raízes e reconhece a importância da Universidade em seu desenvolvimento profissional. “A minha graduação em Engenharia de Controle e Automação me proporciona uma base sólida de conhecimentos técnicos e gerenciais. O ambiente acadêmico e a chance de ter podido participar de alguns projetos de pesquisa ampliaram minha visão empreendedora e minha capacidade de inovação. Levando em consideração tudo isso, posso dizer seguramente que a Univates também me ajudou a chegar até aqui”, reflete o jovem, que, desde criança, sonhava em ser inventor. Agora Vargas exerce a profissão que sempre desejou, transformando tecnologia em esperança para as pessoas que mais precisam.

Saiba mais sobre a trajetória de Vargas no GSEA clicando nos links abaixo:

Startup de estudante de Engenharia vai disputar a etapa final da maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

Negócio de startup de estudante de Engenharia vence etapa nacional da maior competição de empreendedorismo universitário do mundo

Divulgação

Startup é especializada na fabricação de soluções para pessoas que perderam membros superiores.

O GSEA

O GSEA é a maior competição de empreendedorismo universitário do mundo. Para participar, é necessário ser dono de um negócio inovador, ter menos de 30 anos e estar frequentando o ensino superior (graduação, mestrado, doutorado).

A competição avalia, sobretudo, o empreendedor que está à frente do negócio, considerando sua jornada (história de vida, estratégias, o que construiu, o que pretende construir) e o desempenho da empresa (realizações desde a fundação, faturamento, estratégia de mercado, entre outros aspectos).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-9