Certamente você já ouviu a expressão Na teoria é uma coisa, na prática é outra em diferentes contextos, como em conversas cotidianas, no ambiente de trabalho ou no ambiente escolar/acadêmico. Essa frase é usada por algumas pessoas quando desejam expressar a diferença entre o que se espera que aconteça e o que realmente ocorre. Mas será que essa distinção é válida?
A teoria, na área da gestão, refere-se a um conjunto de princípios, conceitos e proposições sistematicamente organizados que visam a explicar fatos, ocorrências ou eventos e a orientar práticas. As teorias são desenvolvidas com base em pesquisas e fornecem bases sólidas para entender como estruturar processos e agir da melhor forma diante das mais variadas situações, com vistas a otimizar recursos e a obter melhores resultados, tanto qualitativos quanto quantitativos, seja no campo econômico, social, ambiental e/ou cultural das organizações.
Se recapitularmos as Teorias da Administração, vamos compreender o quanto elas forneceram (e continuam fornecendo) conhecimentos para entender, planejar e executar estratégias de gestão eficazes. Ao compreender e aplicar as teorias, os gestores podem defender ideias e ações, promover melhorias e elevar o nível de qualidade das equipes e da organização como um todo.
Uma prática sem o devido conhecimento teórico gera consequências negativas não apenas para o indivíduo, mas também para a organização em que ele trabalha, pois ele está muito mais propenso a cometer erros que poderiam ser evitados com o entendimento de técnicas e métodos científicos. Antes de acreditar que, na prática, a teoria é outra, reflita se você tem, de fato, conhecimento e competências técnicas ou está apenas reproduzindo mais do mesmo, inclusive os erros.
Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, acreditamos que a prática será melhor a partir de conhecimentos teóricos. Por isso, temos a convicção de que não são propostas opostas, mas complementares. Nesse sentido, entre as atividades oferecidas nos cursos da área de gestão estão as viagens de estudo locais, nacionais e internacionais, que visam a identificar a teoria na prática, ampliando competências e experiências pessoais e profissionais, além de promover a integração entre os estudantes e professores.
Vale destacar que uma viagem de estudo só faz sentido quando o estudante tem uma base de conteúdo (teoria) para efetivamente conseguir interagir, compartilhar e aprender novos saberes com colegas e especialistas nos contextos práticos.
Após apropriar-se de conteúdos em diferentes componentes curriculares de seus respectivos cursos, um grupo de 23 estudantes da área de Gestão da Univates, acompanhados por nós, professoras, visitará várias empresas no período de 14 a 22 de julho. O roteiro da viagem de estudo inclui empresas em Uruguaiana, no Brasil, e em Rosário e Buenos Aires, na Argentina, com o propósito de enriquecer a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática e das diversas possibilidades de carreira.
Bernardete B. Cerutti é doutora em Desenvolvimento Regional (Unisc). É professora da Univates nos cursos presenciais e a distância da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Luciane Franke é doutora em Economia do Desenvolvimento (UFRGS). Professora no Curso de Administração de Empresas da Univates.