A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, lançou dois editais de seleção de bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) para atuarem em diferentes projetos de pesquisa coordenados por docentes pesquisadores da Instituição. As bolsas são distribuídas nos níveis 1, 2 e 3, para profissionais com doutorado, mestrado e graduação, respectivamente.
Confira os detalhes de cada seleção:
- Projeto Biovales - Centro de análises de compostos bioativos dos Vales
O projeto de pesquisa Biovales - Centro de análises de compostos bioativos dos Vales disponibiliza uma vaga, em conformidade com o Edital de chamada pública da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) 02/2022 - Programa Inova RS. A bolsa é destinada a profissionais com mestrado em Química, Biotecnologia ou em áreas afins.
Os candidatos devem realizar a inscrição até o dia 12 de agosto, neste link. O resultado será divulgado no dia 20 de agosto, e a bolsa terá início em 5 de setembro.
O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Lucélia Hoehne e tem como objetivo desenvolver metodologias de quantificação de compostos bioativos em plantas e algas verdes cultivados na região dos Vales, usando a espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (IR-FTIR), para posterior análise em plantas cultivadas por empresas e demais agricultores.
- Projeto Desenvolvimento de um bio-herbicida a partir de extratos de erva-mate
O projeto de pesquisa Desenvolvimento de um bio-herbicida a partir de extratos de erva-mate oferta duas vagas, em conformidade com o Programa Techfuturo, da Sict. Uma vaga é voltada a profissionais com titulação de doutor nas áreas de biotecnologia, agronomia, ciências biológicas ou em áreas afins; e a outra a profissionais com graduação nas áreas de ciências biológicas, biomedicina, agronomia, química ou em áreas afins.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de agosto, neste link. O resultado será divulgado a partir do dia 23 de agosto, e a bolsa terá início em 2 de setembro.
O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas e tem como objetivo avaliar a viabilidade para o desenvolvimento de um herbicida natural com extratos aquosos de folhas, frutos verdes e/ou frutos maduros de Ilex paraguariensis como alternativa ao uso de agrotóxicos.
Mais informações sobre os editais de seleção e os projetos de pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail nucleodeprojetos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5758 e 5761.