A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Governo do Rio Grande do Sul firmaram contrato de apoio técnico para revisão de Planos Diretores de sete municípios do Vale do Taquari que foram afetados pelas enchentes no mês de maio deste ano. Por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau), a Univates realizará os estudos para revisão dos Planos Diretores dos municípios de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Muçum e Roca Sales.
O protocolo faz parte de uma investida do Estado na viabilização de ações e planos de emergência para o desenvolvimento urbano e adaptação climática, a fim de garantir a segurança da população.
Execução em três etapas
O contrato terá duração de 20 meses, com o trabalho dividido em três fases. A primeira envolve o zoneamento de risco e as diretrizes preliminares de ocupação prioritária. A segunda compreende a entrega do Plano Diretor e do Plano do Perímetro Urbano. Por fim, serão elaborados o Plano de Parcelamento do Solo, que regula a divisão de terrenos para urbanização ordenada; o Plano de Habitação Social, com diretrizes para moradia digna à população de baixa renda; o Plano de Mobilidade, que trata do planejamento do sistema de transporte e circulação urbana; e o Código de Obras e Edificações, com normas para construção e segurança de edificações.
Acompanhe, nesta página, as atualizações das atividades previstas no contrato.
- Univates e Governo do Estado assinam termo de cooperação para amparo à população atingida pelas enchentes (21/06/2024)
Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelo e-mail planosdiretores@univates.br ou pelo WhatsApp (51) 99525-5280.