Estudantes de Comunicação da Univates apresentam programa ao vivo na Rádio Univates FM

Postado as 03/07/2024 09:47:47

Por Pietra Darde

A Rádio Univates FM (95.1) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, além de oferecer uma programação musical eclética e alternativa, é um espaço para aprimoramento profissional dos estudantes, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho. Desde o dia 20 de junho, uma turma de alunos dos cursos de graduação em Jornalismo e de graduação em Publicidade e Propaganda apresenta ao vivo o programa “Som do Intervalo” nas quintas-feiras, das 20h30min às 21h, aplicando na prática o que aprendem em sala de aula. Ao todo, serão cinco programas no ar.

A atividade é parte do componente curricular Projeto Audiofônico de Comunicação, ministrado pelo professor e coordenador dos cursos, Marcus Staudt. O objetivo é proporcionar aos estudantes um espaço como o da Rádio Univates FM, que, além de ser um veículo de comunicação do Vale do Taquari, funciona como um laboratório para experiências em uma emissora, simulando a realidade do mercado de trabalho. A atividade está alinhada com o Aula+, currículo da Univates que promove atividades coletivas entre diferentes cursos, colocando o estudante em um espaço de protagonismo e entrega de produtos reais para a comunidade.

Neste trabalho acadêmico, os alunos são desafiados a discutir, produzir, roteirizar e apresentar ao vivo um programa de rádio com duração de 30 minutos. O nome “Som do Intervalo” se deve ao fato de o programa ser transmitido durante o intervalo de aula da Univates e ser apresentado em temporadas, ocorrendo quando o componente Projeto Audiofônico de Comunicação é ofertado. De acordo com o professor Staudt, o programa experimental segue a linha editorial da Univates FM, mas os alunos têm autonomia para criar roteiros e os formatos dos blocos, criando programas temáticos se desejarem. O primeiro programa contou apenas com músicas de vozes femininas, e o segundo focou em músicas populares brasileiras. O Som do Intervalo também permite a participação dos ouvintes, que podem interagir durante a transmissão.

Júlia Scheeren

Estudantes de Comunicação utilizam a Rádio Univates como laboratório de experimentação

“Com essa dinâmica, exploramos diversas questões discutidas criticamente em aula e as aplicamos na prática, como a desinibição, oralidade e locução, além das formas comunicacionais do rádio, como a estruturação de um programa. Esse processo é uma experiência acadêmica incrível, colocando o estudante em um espaço de protagonismo”, destaca Staudt. Ele acrescenta que, em muitos casos, essa atividade pode abrir novas perspectivas na área para os estudantes ou reforçar o interesse pela linguagem radiofônica.

Estudante de Publicidade e Propaganda, Marcelo Sá relata que “É uma experiência única. O programa ao vivo envolve muitas coisas ao mesmo tempo. Estar inserido nesse universo traz bastante conhecimento, não apenas do ao vivo. Sem a Rádio Univates, seria difícil acessar informações tão minuciosas e importantes sobre o funcionamento e a técnica de uma rádio. É bastante enriquecedor para nosso aprendizado. Além disso, a experiência ao vivo nos amadurece bastante como futuros comunicadores”.

O acadêmico destaca que o maior desafio é fazer com que o programa soe natural, com falas e interação dos apresentadores com os ouvintes. “Seguimos um roteiro, mas não queríamos que ficasse robotizado. Tivemos que treinar antes para que soasse o mais natural possível”, explica.

Acervo Pessoal - Divulgação

Yasmin Bueno, estudante de Jornalismo, apresentou o programa da sua casa

Devido a problemas de deslocamento causados pela enchente de maio, parte da turma está no estúdio enquanto outros alunos estão em casa, como Yasmin Bueno, estudante de Jornalismo e moradora de Guaporé, na Serra Gaúcha. No último programa, ela apresentou o programa de sua casa. “Cursar Jornalismo é meu sonho desde pequena, e estar distante dessa nova rotina é um grande desafio. Esses momentos mostram que a comunicação acontece independentemente da distância, tanto no presencial como no remoto. A atividade prática é essencial para experimentar em diversos meios. Hoje, o mercado da comunicação é vasto, por isso entender com qual formato temos mais afinidade encurta caminhos e nos dá a bagagem necessária para atuar no ambiente profissional”, conclui.

Marcelo Petter, coordenador da Rádio Univates, enfatiza que a utilização da rádio por estudantes de comunicação já faz parte da rotina. “Iniciativas como essa são sensacionais. Somos uma rádio com um perfil definido, mas também um laboratório de experimentação para os alunos. Todos que trabalham na Rádio hoje passaram pelo curso. Nossos ouvintes gostam bastante desse tipo de programa. É uma troca válida tanto para o curso quanto para a rádio”, comenta Petter.

Ouvintes e pessoas da comunidade podem acompanhar os próximos episódios do programa experimental “Som do Intervalo”, na Rádio Univates, nas quintas-feiras, até o dia 18 de julho, quando irá ao ar o último episódio, às 20h30min.

Estude Jornalismo na Univates

O curso de Jornalismo é um dos 26 cursos de graduação presenciais da Univates que estão com inscrições abertas no Vestibular de Inverno. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular em univates.br/vestibular. Se aprovado, o candidato pode realizar sua matrícula on-line em univates.br/startunivates. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 3714-7043 ou pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods