Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inovação

Univates capta R$ 14 milhões para criação do Hub TecnoSaúde no Vale do Taquari

Por Redação Univates

Postado em 20/06/2024 11:50:08


Compartilhe

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, anuncia o lançamento do Hub TecnoSaúde, um marco de inovação na área da saúde na região do Vale do Taquari. O lançamento do projeto acontece no ano em que a estrutura atual do Parque ‒ um grande dinamizador do campus da Univates e do ecossistema inovador do Vale ‒ completa 10 anos  de sua inauguração. 

Com investimento total de R$ 14 milhões por meio de recurso captado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ‒ uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação ‒, o projeto visa a impulsionar o empreendedorismo e a pesquisa em tecnologias voltadas para a saúde. Com o objetivo de apoiar até 50 startups na área da saúde, o Hub TecnoSaúde promete ser um catalisador para a inovação e o progresso em uma das áreas prioritárias para o Vale do Taquari. As atividades do Hub terão início efetivo a partir da inauguração do novo espaço, evento que está sendo organizado em parceria com a Finep, porém algumas ações estratégicas já estão em andamento, como a aproximação com as áreas da saúde do Vale do Taquari e da região Metropolitana de Porto Alegre.

O Tecnovates, por meio da Incubadora Tecnológica (Inovates), tem sido um ponto focal para o desenvolvimento da inovação no Vale do Taquari desde 2003, com mais de 100 empresas vinculadas atualmente e milhares de pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Agora, com o lançamento do Hub TecnoSaúde, o ecossistema tecnológico e empreendedor do Vale do Taquari ganha uma nova dimensão.

Tuane Eggers

O objetivo do Hub TecnoSaúde é claro: fomentar o surgimento de novas startups e formar empreendedores dedicados às tecnologias para a área da saúde, consolidando uma vocação regional na área, compartilhada pela Univates com empreendimentos como o Vibee Unimed e o Hospital Bruno Born. Além disso, o Hub oferecerá suporte para o desenvolvimento de produtos, serviços e aprimoramento de processos ligados à saúde e às engenharias. Com o conceito de inovação aberta, o Hub TecnoSaúde visa a aproximar as startups de caráter local de empresas já consolidadas nesse setor, promovendo uma colaboração dinâmica e produtiva.

As áreas estratégicas de atuação do Tecnovates incluem tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e, agora, com o lançamento do Hub TecnoSaúde, a área da saúde ganha mais destaque. O projeto contempla a instalação de um coworking dedicado às startups de saúde e engenharia no Tecnovates, um Hospital de Simulação e um Fablab voltado para o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde. Além disso, serão disponibilizados laboratórios de simulação já existentes na estrutura da Universidade para testagem de novas tecnologias e metodologias que possam surgir nos novos empreendimentos. 

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, o Hub TecnoSaúde busca ser um catalisador para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores na área da saúde.

Nicole Morás

Disponibilizando um ambiente colaborativo, o Hub une expertise acadêmica, técnica e empresarial para facilitar o acesso a recursos tecnológicos avançados, o apoio à pesquisa e desenvolvimento e a troca de conhecimentos. Estruturas como um espaço coworking, um Hospital de Simulação e um Fablab estão disponíveis para que startups testem e desenvolvam novas tecnologias e metodologias. Esses recursos, juntamente com a proximidade da Universidade e empresas do setor, ampliam o acesso a conhecimentos avançados e impulsionam a inovação prática e aplicada.
professor Carlos Cândido da Silva Cyrne

O Tecnovates busca atrair startups de tecnologia em saúde e engenharia por meio de programas de incubação e oferece suporte técnico, mentoria, acesso a redes de investidores e oportunidades de networking. A estratégia inclui também parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso a fundos de investimento e subsídios governamentais que são essenciais para o desenvolvimento inicial de startups.

Inovação aberta no ambiente do Hub TecnoSaúde

A inovação aberta no Hub TecnoSaúde será implementada por meio de uma plataforma que facilita a colaboração contínua entre startups e empresas consolidadas, instituições de pesquisa e profissionais da saúde. Essa plataforma incluirá o compartilhamento de recursos, laboratórios e dados, além de promover a cocriação de projetos. “O objetivo é criar um ecossistema colaborativo que transcenda os limites tradicionais do desenvolvimento em silos, permitindo o fluxo livre de conhecimento e acelerando a inovação. Para sustentar esse ambiente, o Hub planeja utilizar ferramentas digitais que suportem interações virtuais e físicas, além de organizar workshops, hackathons e desafios de inovação que conectem talentos de diversos setores. Com essa abordagem, o TecnoSaúde visa a acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas disruptivas, promovendo avanços significativos e sustentáveis no setor da saúde”, informa Cyrne.

Desafios do Hub TecnoSaúde 

Para o gestor, os principais desafios incluem a integração de diferentes culturas organizacionais, a gestão da propriedade intelectual e a captação de recursos financeiros suficientes. A equipe pretende enfrentar esses desafios por meio da implementação de políticas claras de governança, a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e transparente e o estabelecimento de fortes laços com os diferentes atores do ecossistema.

Lucas George Wendt

Expectativas

“Espera-se que o Hub funcione como um motor para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções na área da saúde, fomentando a inovação por meio da colaboração entre startups, empresas consolidadas, instituições acadêmicas e profissionais da saúde”, explica Cyrne. Acredita-se que o seu funcionamento poderá fortalecer a economia local com o investimento em tecnologia e inovação e atrair novas empresas e investidores para a região, gerando empregos qualificados e estimulando o crescimento econômico. 

“Será possível estimular o empreendedorismo e promover a transferência de conhecimento impulsionando inovações em saúde. Espera-se que as ações resultem em avanços significativos em tecnologias e serviços nessa área, melhorando a qualidade de vida e os cuidados de saúde na região. Para além disso, tem-se a expectativa de contribuir para a criação de uma comunidade colaborativa, por meio da implementação de práticas de inovação aberta. Com esses elementos, o Hub TecnoSaúde tem o potencial de transformar o Vale do Taquari em um referencial de inovação e tecnologia na saúde, beneficiando não apenas a região, mas também estabelecendo padrões e práticas que possam ser replicados em outros locais”, destaca o pró-reitor.

Papel da Universidade  

A Univates tem papel fundamental na construção e consolidação do Hub, fornecendo a infraestrutura acadêmica e de pesquisa necessária, além de servir como ponte entre os estudantes e o mercado que o Hub projeta desenvolver. A Universidade também é um agente importante na promoção de uma cultura de inovação e no fornecimento de recursos educacionais para formar profissionais qualificados para atuar no Hub.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar