Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Projeto busca imagens de escolas afetadas pelos eventos climáticos no Estado

Por Redação Univates

Postado em 19/06/2024 11:59:41


Compartilhe

Os eventos climáticos que se desenvolveram no Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o início de maio tiveram um impacto amplo sobre as escolas no Estado. Estima-se que 119 mil estudantes das redes municipais e estadual de ensino tenham sido afetados, e que mais de 1 mil escolas da rede estadual tenham sido afetadas ou tenham servido de abrigo no período mais crítico. 

Derivando de um projeto que busca coletar e arquivar papéis escolares desde o início do século XX, o projeto Brocantes, organizado por um grupo de pesquisadores e voluntários da Universidade do Vale do Taquari - Univates e por instituições parceiras, convida a comunidade do Rio Grande do Sul a enviar imagens de escolas afetadas pelos eventos climáticos no Estado. Para participar enviando imagens, a população deve clicar neste link e preencher o formulário que permite a submissão dos arquivos. Qualquer pessoa pode contribuir.

Jefferson Pereira

Esse material compilado fará parte de um repositório de imagens fotográficas das enchentes nas escolas do Rio Grande do Sul, a fim de produzir um arquivo de memórias, que fará parte do Projeto Brocantes - Palavras e coisas da escola, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento - CEM/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Univates. 

Para saber mais sobre o projeto, envie e-mail para: brocante@univates.br.

O que é o projeto Brocantes? 

A iniciativa visa criar um arquivo público de documentos escolares produzidos a partir do início do século XX em diferentes épocas e lugares. O projeto convida a comunidade global a contribuir, doando materiais escolares de qualquer local do mundo. 

As doações podem ser feitas fisicamente durante as Brocantes – eventos de coleta e venda de papéis antigos – que serão organizadas em várias cidades, ou digitalmente por meio de um formulário online (questionário diferente do criado para a compilação das imagens das escolas afetadas pelos eventos climáticos no RS). 

O projeto tem colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar