Os eventos climáticos que se desenvolveram no Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o início de maio tiveram um impacto amplo sobre as escolas no Estado. Estima-se que 119 mil estudantes das redes municipais e estadual de ensino tenham sido afetados, e que mais de 1 mil escolas da rede estadual tenham sido afetadas ou tenham servido de abrigo no período mais crítico.
Derivando de um projeto que busca coletar e arquivar papéis escolares desde o início do século XX, o projeto Brocantes, organizado por um grupo de pesquisadores e voluntários da Universidade do Vale do Taquari - Univates e por instituições parceiras, convida a comunidade do Rio Grande do Sul a enviar imagens de escolas afetadas pelos eventos climáticos no Estado. Para participar enviando imagens, a população deve clicar neste link e preencher o formulário que permite a submissão dos arquivos. Qualquer pessoa pode contribuir.
Esse material compilado fará parte de um repositório de imagens fotográficas das enchentes nas escolas do Rio Grande do Sul, a fim de produzir um arquivo de memórias, que fará parte do Projeto Brocantes - Palavras e coisas da escola, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento - CEM/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Univates.
Para saber mais sobre o projeto, envie e-mail para: brocante@univates.br.
O que é o projeto Brocantes?
A iniciativa visa criar um arquivo público de documentos escolares produzidos a partir do início do século XX em diferentes épocas e lugares. O projeto convida a comunidade global a contribuir, doando materiais escolares de qualquer local do mundo.
As doações podem ser feitas fisicamente durante as Brocantes eventos de coleta e venda de papéis antigos que serão organizadas em várias cidades, ou digitalmente por meio de um formulário online (questionário diferente do criado para a compilação das imagens das escolas afetadas pelos eventos climáticos no RS).
O projeto tem colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).