Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Estudo & Debate e a revista Destaques Acadêmicos são periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis.
Estudo & Debate
Confira os textos desta edição
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E EMPRESA: BARREIRAS E DESAFIOS NA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Ivanir Marchetti, Flávia Cristina Lazzarin, Jardel Lopes Fernandes, Eliane Colla, Evandro André Konopatzki, Elias Lira dos Santos Junior
VERTEBRADOS SILVESTRES ATROPELADOS EM UM TRECHO URBANO DA RODOVIA PA-437, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Dianes Gomes Marcelino, Luiz Cesar Marinho de Castro, Evelin Vitoria da Silva Santos, Silionamã Pereira Dantas, Túlio Dornas
DESAFIOS ESTRATÉGICOS NO SETOR PÚBLICO DA SAÚDE: O CASO DO CENTRO HOSPITALAR DE LEIRIA
Ana Luísa Kalidás Barreto Pereira Jorge, Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Fabrício Castagna Lunardi
COMPETITIVIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR CATARINENSE A PARTIR DAS REDES DE COOPERAÇÃO
Laiana da Silva Ossemer, Ronaldo Leão de Miranda, Iara Regina dos Santos Parisotto, Janine Patricia Jost de Miranda
PANDEMIA DA COVID-19 E DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM PLATAFORMAS DE ENTREGAS SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE COM MODELOS BASEADOS EM AGENTES
Adilson Giovanini, Helberte João França Almeida
Destaques Acadêmicos
Confira os textos desta edição
IMPACTO DO TRABALHO REMOTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES BRASILEIROS
Dara Chesini Mariani, Alice Munz Fernandes, Fernando Elemar Vicente dos Anjos, Rodrigo Dullius
A LOGÍSTICA INTERNACIONAL COM O ADVENTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: OS IMPACTOS NUMA EMPRESA DO SEGMENTO DE EMBALAGENS METÁLICAS
Gabriela Rodrigues, Edmilson Milan, Klaus Peter Stolsmann
BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO BRASIL
Débora Daiana de Paula, Maria Clair da Rosa, Alexandre André Feil
PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO APLICADO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE)
Adriane Rodrigues Gaia, Christian Luiz da Silva
REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA EM COOPERATIVAS NOS EVENTOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS
Gevair Campos
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.