Nova exposição do Museu de Ciências da Univates apresenta o mundo dos fungos

Postado as 12/06/2024 13:53:30

Por Pietra Darde

Em sua mais recente exposição, o Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates busca promover a conscientização sobre a conservação dos fungos e de seus habitats e inspirar o visitante a explorar o mundo dos fungos e seu papel na manutenção da vida na Terra. Intitulada “Fungos: O Reino despercebido - biodiversidade, importância e utilidades”, a exposição é aberta ao público e pode ser conferida gratuitamente até o final de 2024, na sala 100 do Prédio 8.

O propósito da exposição é difundir a importância dos fungos na natureza, abordando aspectos como o ciclo da decomposição e sua contribuição para a manutenção dos ecossistemas. Também, objetiva destacar os benefícios dos fungos nas áreas da gastronomia, biologia, farmácia, medicina e nos campos da indústria.

Pietra Darde

O Museu oferece oficinas lúdicas para escolas e grupos

Para complementar a experiência da mostra, o Museu oferece uma série de oficinas interativas sobre o mesmo tema, adaptadas para diferentes faixas etárias, bem como visitas guiadas voltadas a escolas ou grupos interessados.

Durante as oficinas, os participantes podem construir seus conhecimentos acerca dos temas relacionados aos fungos de uma forma lúdica e divertida. Veja abaixo as oficinas oferecidas.

As escolas e os grupos externos interessados nas visitas guiadas e nas oficinas devem agendar as atividades pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Conheça as oficinas oferecidas

Arte Fúngica: Esta atividade tem como objetivo promover a criatividade por meio de projetos artísticos inspirados em fungos. As crianças podem usar lápis de cor e tinta têmpera para desenhar seus próprios cogumelos. Isso permite que elas explorem diferentes formas e cores de cogumelos. A oficina é destinada a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Criação de Modelos de Fungos: Utilizando materiais simples como EVA, papel, palitos de dente, tampinha de garrafa PET e biscuit, os alunos construirão modelos de diferentes cogumelos em seu ambiente. Por meio da arte, conhecerão as diferentes partes e funções dos corpos fruticosos enquanto montam seus próprios modelos didáticos. A oficina é destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Medicina Fúngica: Nesta oficina, os participantes conhecerão quais são as espécies de fungos, como elas são usadas na medicina e quais são as pesquisas atuais na área. Para elucidação do tema, será proposto um jogo de perguntas e respostas e, após, um duelo de cartas sobre fungos. A atividade é destinada aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Saiba mais

O Museu de Ciências Univates está localizado na sala 100 do Prédio 8, no campus da Univates, em Lajeado. A exposição pode ser prestigiada por todos os interessados de forma gratuita. O Museu está aberto de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. Nas quartas e quintas-feiras também está aberto no turno da noite, das 18h às 21h30min.O agendamento é necessário somente para a visitação guiada e participação nas oficinas.

Exposição Fungos O Reino despercebido - biodiversidade, importância e utilidades pode ser conferida gratuitamente

Pietra Darde

O Museu também oferece visitas guiadas

Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods