Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza reunião na Univates

Postado as 10/06/2024 13:00:40

Por Redação Univates

Com informações da CNM

Os prejuízos dos Municípios do Rio Grande do Sul afetados pelo maior evento climático já registrado no RS, as medidas anunciadas pelo governo e as ações a serem priorizadas foram apresentadas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, durante reunião na Universidade do Vale do Taquari - Univates, na sexta-feira, 7 de junho. Os gestores definiram dez medidas emergenciais e estruturantes que envolvem ações da Confederação e atuação forte do movimento junto ao Legislativo e ao Executivo federal, além de marcarem uma mobilização de prefeitos gaúchos em Brasília no início do mês de julho.

Ao iniciar a reunião, Ziulkoski apresentou um diagnóstico da situação atual dos Municípios do Estado, e alertou para os prejuízos causados pelas chuvas de 2013 a 2023. Foram 2.709 decretos de anormalidade no Estado, sem considerar os mais de 620 decretos de emergência ou calamidade reconhecidos este ano. Ele pontuou que os prejuízos financeiros dos desastres da chuva em 11 anos foi de R$ 33 bilhões e, em 2024, já está em R$ 11 bilhões.

De acordo com apresentação de Ziulkoski, dos 476 Municípios gaúchos afetados pela tempestade deste ano, 189 enviaram informações por meio do sistema federal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Pesquisa da entidade mencionada pelo presidente da CNM aponta que 68% dos entes municipais não receberam recursos da União ou do Estado para ações de prevenção. Além disso, o estudo mostrou que apenas 2 em cada 10 Municípios se consideram preparados para enfrentar anormalidades Mais 2,5 mil não têm estrutura de Defesa Civil. “Prevenção é zero. Tem um fundo de 1969 e circulou zero de recursos”, reclamou.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios dos Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Soares, e diversos presidentes de entidades microrregionais e prefeitos participaram da reunião e propuseram medidas a serem adotadas com urgência. O auditório de 400 lugares estava lotado, e Soares manifestou o desejo de unir forças com a entidade nacional em busca de soluções. Os gestores presentes defenderam o trabalho em conjunto e enalteceram a iniciativa de defesa dos Entes municipais, além de comentarem a situação de suas localidades, pedindo uma ação mais forte e efetiva em Brasília.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação/CNM

Logo ods-11