Com informações do Consórcio STHEM Brasil
Durante o X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, que aconteceu em abril deste ano, cinco trabalhos de diferentes instituições, entre eles um da Universidade do Vale do Taquari - Univates, receberam menção honrosa durante apresentação de relato de experiência. A professora Grasiela Kieling Bublitz foi a responsável por relatar o desenvolvimento da ação Os desafios da extensão do currículo, idealizado na área de Linguística, Letras e Artes na Univates durante as ações do projeto Vivências de Território.
A ação foi desenvolvida, no segundo semestre de 2023, por cerca de 30 alunos do período noturno em Licenciaturas (Letras, Pedagogia e Educação Física) e de Relações Internacionais, no escopo das ações do Aula+ - formato de ensino de graduação oferecido pela Univates. Segundo a docente, os alunos, durante o semestre, desenvolveram nove ações extensionistas, dentre as quais quatro foram apresentadas durante o X Fórum de Inovação do STHEM Brasil.
Segundo a docente, os alunos tiveram a tarefa de investigar nas próprias localidades onde moram possíveis inserções extensionistas. O que ficou evidente, conforme Grasiela, no componente, foi o protagonismo dos alunos que tiveram de se organizar em grupos, procurar um local onde pudessem atuar, conversar com os responsáveis do território a fim de identificar as demandas, planejar as práticas com os colegas e ir ao território para desenvolvê-las. Vários foram os territórios, entre os quais estão asilo, orfanato, casa de cultura, comunidade de imigrantes, entre outros.
Confira os locais de ação apresentados no relato de experiência no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil e o que foi realizado pelos estudantes em cada espaço:
Casa de Repouso Bom Samaritano, em Cruzeiro do Sul: a ação realizada no espaço objetivou proporcionar aos idosos, nos finais de semana, momentos de conversa e, principalmente, de escuta atenta, em que, a partir da leitura de livros de literatura infantil, abordaram-se sentimentos dos mais variados, como alegria, medo e saudade. Também foi realizada a gravação de podcasts denominados Vovocasts, em que alguns idosos puderam gravar depoimentos sobre seus sentimentos e vivências.
Projeto Letras e Vozes, na cidade de Anta Gorda, na Casa de Cultura: uma aluna de Letras e uma de Pedagogia organizaram encontros no local para ler e debater sobre as escritas de autoras mulheres. A partir das reflexões, as acadêmicas estimulavam as participantes a escrever gêneros literários diferentes, a partir das experiências de vida.
EJA, em Lajeado: focaram em estimular a compreensão da importância de um ambiente de trabalho saudável e das causas pelas quais as ações podem influenciar tanto o aspecto profissional quanto o pessoal. Os temas, trabalhados por meio de dinâmicas, foram empatia, comunicação não violenta e autoconhecimento.
Segundo Grasiela, pode-se perceber que a curricularização da extensão universitária é possível e tem impactos positivos na formação dos nossos estudantes, porque o aluno é o protagonista, ou seja, ele mesmo identifica e propõe ações no território. Passar pela experiência extensionista no decorrer do curso de graduação e entrar em contato com a dinâmica social aproxima o futuro profissional da realidade e o faz enxergar além dos muros da universidade, conclui.