Univates e Sedur assinam contrato de reconstrução de habitações em municípios atingidos pelas enchentes

Postado as 06/06/2024 17:19:57

Por Natalia Nissen

A Fundação Univates e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Rio Grande do Sul (Sedur) assinaram um contrato de prestação de serviços para o desenvolvimento de planos de conjuntos habitacionais e de análise e aprovação de laudos individuais em municípios atingidos pelas enchentes no Estado no mês de maio. O termo do contrato foi assinado na manhã desta quinta-feira, 6, pelo presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari; pela reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Evania Schneider; e pelo titular da Sedur, secretário estadual Carlos Rafael Mallmann.

Também participaram do ato o chefe da Divisão de Convênios da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Rafael Luft; o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do Estado, Hiparcio Stoffel; a gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini; e a coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau), professora Jamile Weizenmann.

Natalia Nissen

Mallmann afirma que o principal objetivo da parceria é viabilizar soluções para municípios atingidos pela catástrofe de forma mais rápida, assim como dar a resposta que a população espera neste cenário. A apresentação dos planos é obrigatória para o pleito dos recursos anunciados pelo governo federal para reconstrução de habitações atingidas pela catástrofe climática registrada nos municípios gaúchos.

O trabalho da Univates atenderá todos os municípios que decretaram calamidade pública e será desenvolvido por meio do Semeia - Emau, que já havia feito propostas para solicitação de recursos à União para os municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari em setembro de 2023. Conforme reforça Stoffel, o desafio agora é multiplicar uma ação articulada em outros municípios e baseada na experiência exitosa obtida no final do ano passado.

Para a reitora da Univates, o contrato representa a confiança do Estado na Instituição, no conhecimento gerado pela academia e nos profissionais formados pela Universidade.

"O trabalho comunitário é uma característica desta região. As pessoas se juntam para resolver determinados problemas. Agora temos um problema e vamos enfrentar cada etapa. Acredito que isso pode ser um grande marco para a região, algo para unir forças, se consolidar e depois perceber que juntos conseguimos ainda mais", acrescenta o presidente da Fundação Univates.

Natalia Nissen

Mapeamento e laudos técnicos

O mapeamento deverá auxiliar a identificação de áreas de conjuntos habitacionais destruídas e adjacentes que serão incluídas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) em municípios declarados em situação de calamidade pública nos Vales do Taquari, do Jacuí, do Rio Pardo, do Caí e do Sinos, bem como nas regiões Serra, Norte, Nordeste, Centro, Metropolitana e Sul.

O contrato ainda prevê o desenvolvimento de um sistema para a submissão e revisão de laudos técnicos emitidos por empresas contratadas pelo governo do Estado. A Univates organizará pacotes de até 200 unidades habitacionais, com base no mapeamento das áreas atingidas e das famílias que se enquadram na faixa de renda fornecida pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R). Os municípios são responsáveis pelo cadastramento das demandas de infraestruturas viárias (pontes e estradas) que necessitam de laudos técnicos.

Logo ods-9