Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Botânicos elaboram lista de espécies recomendadas para plantação em margens de rios e arroios

Postado as 06/06/2024 11:02:36

Por Pietra Darde

Divulgação/Acervo pessoal

Phylanthus sellowianus é uma das plantas mais importantes na restauração das margens

Phylanthus sellowianus é uma das plantas mais importantes na restauração das margens

Pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram uma lista abrangente de espécies vegetais recomendadas para plantio nas margens de rios e arroios do Vale do Taquari e outras áreas. A iniciativa é uma resposta às severas inundações de maio de 2024, exacerbadas pela ocupação e uso inadequado das margens ao longo dos anos.

Para acessar a lista completa e conferir as espécies recomendadas, clique aqui.

 

 

O estudo é resultado de uma década de pesquisas, iniciadas em 2014, conduzidas pelo grupo do Laboratório de Botânica da Univates, sob a coordenação da professora doutora Elisete Maria de Freitas. Vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Sustentáveis e Biotecnologia, os pesquisadores dedicam-se a entender a dinâmica da interação entre as plantas e os cursos d'água da região do Vale do Taquari e a encontrar soluções para a restauração ecológica das margens.

Divulgação/Acervo pessoal

Phylanthus sellowianus

Projetos em andamento

Atualmente o grupo trabalha em dois projetos de pesquisa principais:

 

Estudo de metodologias de restauração da cobertura vegetal das margens de rios e arroios da bacia Hidrográfica do rio Taquari

Ecologia de Comunidades Vegetais: estrutura e restauração ecológica, diversidade e potencialidades para a exploração sustentável

Importância da cobertura vegetal

 

A vegetação desempenha um papel sumário na mitigação dos efeitos das inundações. Ela reduz a velocidade da água, prevenindo erosões e danos maiores às áreas próximas aos cursos d'água. Assim, a plantação de espécies nativas nas margens se apresenta como uma das estratégias mais eficazes para a conservação e proteção dessas áreas.

Divulgação/Acervo pessoal

3) Pouteria salicifolia é outra alternativa

3) Pouteria salicifolia é outra alternativa

A lista de espécies recomendadas 

A lista elaborada pelos pesquisadores é detalhada e apresenta algumas informações para cada espécie (nome científico, família, nome popular, grupo sucessional e hábito da planta). Também é destacada a distância da margem em que cada espécie pode ser introduzida, já que algumas não toleram inundação. Outras, por exemplo, são de grande porte e devem ser evitadas em taludes. Além disso, na lista é possível obter informações sobre os modos de produção das mudas e como cada espécie pode ser introduzida nas áreas, pois para algumas podem ser utilizadas estacas direto no local. O grupo sucessional é outro dado importante, pois as espécies pioneiras são mais tolerantes à luminosidade e a solos mais degradados. E, ainda, como apresentam crescimento mais acelerado, promovem a rápida cobertura do solo, facilitando o crescimento de outras plantas que precisam de mais sombra. Outras pioneiras são importantes por fornecerem matéria orgânica para o solo.

A tabela inclui uma legenda que categoriza as espécies conforme suas características e locais adequados para plantação:

- Reófitas: espécies que podem ser inseridas bem na margem da água, pois toleram inundações;

- Espécies para áreas mais distantes da água e em menor número;

- Espécies de grande porte que devem ser evitadas em taludes;

- Espécies para ampla distribuição, mas longe da margem;

- Espécies utilizáveis em toda a área, exceto na linha d'água;

- Exclusivas para áreas úmidas (banhados);

- Espécies para cobertura inicial.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods