Elise Bozzetto

Motivos de adesão, aderência e desistência de praticantes de musculação em academias é tema de TCC do curso de Educação Física na Univates

Postado as 05/06/2024 14:23:45

Por Pietra Darde

A prática de exercícios físicos é reconhecida por promover saúde e bem-estar. Para que haja uma melhora significativa na saúde, é essencial, contudo, que essa prática seja regular e orientada. Fernando Klein Malvessi, diplomado em Educação Física Bacharelado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, abordou este tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), investigando os motivos que levam pessoas a aderir, continuar ou desistir da prática de musculação em academias. O estudo foi realizado com 107 praticantes e ex-praticantes de musculação de academias no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha.

Orientado pelo professor Dr. Leonardo De Ross Rosa, o trabalho objetivou investigar os fatores de adesão, aderência e desistência da prática de musculação em academias de uma cidade de pequeno porte na Serra Gaúcha.

O estudo utilizou um método de pesquisa qualiquantitativa, descritiva e transversal. Participaram 107 pessoas, de ambos os sexos e diferentes faixas etárias, residentes em Garibaldi e maiores de 18 anos, que já frequentaram uma academia de musculação. Os participantes responderam a um questionário sobre informações socioculturais e questões relacionadas à musculação.

Os participantes foram divididos em dois grupos: aderentes, que praticaram musculação por pelo menos seis meses, e desistentes, que abandonaram a prática há no máximo dois anos.

Divulgação - Acervo Pessoal

Fernando Klein Malvessi, diplomado em Educação Física pela Univates

Malvessi, que defendeu sua pesquisa em novembro de 2023, explicou que seu interesse pelo tema surgiu devido à sua experiência profissional no ramo de treinamento, iniciada aos 17 anos, e seu atual cargo como proprietário de uma academia em Garibaldi.

“Percebia que existia uma rotatividade de pessoas nas academias, e assim busquei saber o que fazem essas pessoas procurarem, aderirem a um plano de treinamento e muitas vezes desistem dele", explicou.

Os principais resultados mostraram que:

- 52,3% dos praticantes de musculação se matricularam para ganho de massa muscular, enquanto 51,4% buscaram melhorar o condicionamento físico;

- 64,5% dos entrevistados escolheram a academia pela qualidade da equipe técnica, e 42,1% destacaram a localização como um fator determinante;

- para a aderência à musculação, 64,6% citaram o alcance dos objetivos pessoais e 39,2% valorizaram os profissionais e a equipe técnica;

- entre os desistentes, 71,4% apontaram a falta de tempo e 39,3% mencionaram a falta de motivação e incentivo.

"Os resultados confirmam algumas expectativas, como a adesão principalmente por motivos estéticos, como emagrecimento ou hipertrofia muscular, além da busca por qualidade de vida, que ganhou destaque nos últimos anos, especialmente após a pandemia", comentou Malvessi.

Para ele, os resultados deste estudo podem auxiliar profissionais e proprietários de academias em Garibaldi a desenvolverem programas que atendam melhor às expectativas de seus usuários, promovendo maior adesão e continuidade na prática de musculação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods