Divulgação

Grupo de estagiários do curso Técnico em Enfermagem visita hospital de campanha em Estrela

Postado as 29/05/2024 13:44:28

Por Lais Pontin Matos

Na tarde de 22 de maio, um grupo de estagiários do curso Técnico em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou visita ao hospital de campanha instalado junto ao SESI, em Estrela. Montado pelo Exército Brasileiro para atender às vítimas das cheias que assolaram o Vale do Taquari no início deste mês, o local tem sido importante na prestação de cuidados médicos emergenciais à população afetada pelas cheias e pelos deslizamentos na região.

Acompanhados pela professora Maria Bernardete Koch Kranz, os estudantes foram recepcionados pela sargento Gabriela Freitas, diplomada do curso Técnico em Enfermagem da Univates, e pelo comando do grupamento. O início da visita foi marcado por explicações sobre a estrutura física e os processos de funcionamento do hospital de campanha e o trabalho realizado por voluntários que se deslocaram de diversas partes do Brasil para auxiliar nas operações.

Divulgação

A visita possibilitou muitas reflexões e aprendizados.

Gabriela aproveitou a oportunidade para contar aos estudantes como foi sua trajetória acadêmica e profissional, destacando o apoio que recebeu da Univates e do Hospital Estrela, local onde desenvolveu parte de sua carreira. A diplomada, que também tem conhecimentos na área de gestão pública, relatou algumas de suas experiências de trabalho, enumerando as oportunidades que os profissionais da saúde podem ter depois de formados. Ela ressaltou a importância de estudar e de se especializar para conseguir cuidar das pessoas com excelência.

Para a professora Maria Bernardete, as interações que os estagiários tiveram com Gabriela e com os outros profissionais atuantes no hospital de campanha foram enriquecedoras.

Poder auxiliar a comunidade em um momento em que as necessidades de cuidados de saúde são urgentes e a fragilidade de todos está mais acentuada é muito significativo. Em um cenário tão adverso, os estudantes acabam aplicando uma série de conhecimentos e desenvolvendo habilidades, valores e princípios que não são característicos em situações mais tranquilas. Com certeza, a visita nos possibilitou muitas reflexões e aprendizados
Maria Bernardete Koch Kranz, professora do curso Técnico em Enfermagem da Univates.

Após saírem do hospital de campanha, os estagiários seguiram para o abrigo Cristo Rei, também em Estrela, onde puderam conversar com desabrigados e entender melhor os desafios enfrentados por eles. No Dia do Abraço, os estudantes abraçaram a causa da solidariedade e do acolhimento, reforçando o compromisso da assistência integral ao ser humano.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

No Dia do Abraço, os estudantes abraçaram a causa da solidariedade e do acolhimento.

Logo ods-3