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Colecionismo de tênis sneakers é tema de trabalho de conclusão do curso de Design da Univates

Postado as 28/05/2024 15:08:09

Por Pietra Darde

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade do Vale do Taquari – Univates explorou o fenômeno do colecionismo de tênis e a cultura sneakerhead, investigando as motivações e preferências dos colecionadores, a evolução da cena no Brasil nos últimos anos e discutindo sobre as silhuetas icônicas para a cultura sneakerhead, bem como o impacto do design nesse movimento. Clique aqui para acessar o trabalho.

A paixão por tênis desde a infância e o envolvimento com a cultura sneakerhead na adolescência levaram Matheus Augusto Richter, diplomado em Design, a desenvolver o estudo “Tênis como objeto de coleção: explorando motivações, ícones culturais e design no colecionismo de sneakers”. "Sempre tive muito apreço pelos meus tênis, sempre foi a parte mais importante na hora de me vestir. Na minha adolescência, eu descobri a cultura sneakerhead e mergulhei de cabeça neste universo", contou.

Durante a realização da pesquisa, o diplomado enfrentou diversos desafios, especialmente na busca por referências sobre a cultura sneakerhead no Brasil. "A cultura sneakerhead brasileira é algo que atingiu grandes proporções nos últimos anos, então encontrar artigos e pesquisas sobre o tema foi um pouco complicado. Tive que reunir muita coisa de fora do Brasil e adaptar junto às minhas pesquisas", explicou.

Mateus Scheibel

Matheus Augusto Richter, diplomado em Design pela Univates

Matheus Augusto Richter, diplomado em Design pela Univates

Para ele, uma das partes mais marcantes foi o contato com especialistas e influenciadores da cultura sneakerhead no Brasil. "De longe uma das partes mais divertidas do meu projeto foi ter entrado em contato com pessoas que eu já acompanhava nas redes, seus conteúdos, e poder trocar ideias a respeito do colecionismo e da cultura de sneakers no Brasil", revelou.

O método de pesquisa incluiu revisão bibliográfica, entrevistas com especialistas  para obter insights aprofundados sobre a cultura sneakerhead e as motivações dos colecionadores, bem como a aplicação de questionário a grupos específicos de colecionadores a fim de obter dados sobre esse movimento.

Como parte do trabalho acadêmico, Matheus também desenvolveu o design do seu próprio tênis utilizando impressão em 3D.

“Foi muito gratificante ver um dos meus maiores desejos, que era desenvolver um calçado, se tornar realidade. Apesar de cansativo, o processo me deixou muito orgulhoso do meu trabalho”, concluiu.

 

Conclusões da pesquisa

- 89,4% dos entrevistados consideram o design como o aspecto mais relevante na escolha de um tênis, destacando sua importância na decisão de compra dos colecionadores.

- O design do tênis desempenha um papel crucial no colecionismo, influenciando a percepção e a compra dos colecionadores. Três abordagens foram identificadas: design visceral, comportamental e reflexivo, cada uma com sua influência na decisão de compra.

- Cada colecionador participante da pesquisa possui suas próprias preferências na escolha de seus exemplares, incluindo foco em colaborações, silhuetas específicas e valores acessíveis.

- O colecionismo de tênis está em ascensão no Brasil, impulsionado pelo aumento na oferta de lançamentos e pela influência de influenciadores digitais.

- Além do design e da exclusividade, outros critérios importantes na escolha de um par de tênis incluem conforto, marca e preço. Esses resultados indicam que os colecionadores buscam tênis que reflitam seus gostos individuais e expressem sua identidade.

 

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