Univates e Hassmann SA formam turma de 23 jovens aprendizes

Postado as 28/05/2024 14:41:38

Por Pietra Darde

"É incrível pensar no aprendizado que tivemos nestes dois anos", relata Samurai Silva da Costa, um dos 23 estudantes que receberam o certificado de conclusão do curso Jovem Aprendiz Univates no último sábado, 25 de maio. O evento foi realizado pelo Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Metalúrgica Hassmann, na Sede Social da empresa, em Imigrante.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados, incluindo o secretário municipal de Educação de Imigrante, Carlos Lutterbeck; o diretor-presidente da Metalúrgica Hassmann, Carlos Hassmann; a controller da empresa, Ariete Versteg Mocellin; a conselheira do Conselho Estadual de Educação, Ana Rita Berti Bagestan; a diretora do CEP Univates, Edí Fassini; mentores dos Aprendizes nos ambientes da Empresa, Paulo Bastian e Luciano Alf;  além de familiares e professores dos formandos.

Turma Jovem Aprendiz Univates e Hassmann

Divulgação

Dos 23 estudantes que se formaram nos cursos de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz das áreas de Administração e Tecnologia da Informação, 12 já foram contratados de imediato pela Metalúrgica Hassmann e assumirão novas funções a partir de junho.

“Outros, em função da menor idade, construíram uma trajetória incrível e terão portas abertas para o futuro na empresa”, afirmou Paulo Bastian, paraninfo da turma.

Ariete Versteg Mocellin destacou que "É muito importante poder contar com a qualidade de uma instituição como a Univates na formação do nosso programa de aprendizagem. Formamos 23 jovens preparados para os desafios da vida profissional com um grande diferencial".

Por sua vez, a diretora do CEP reforçou a importância da colaboração entre a instituição formadora, a empresa contratante e as famílias dos alunos para o sucesso do programa. "Só assim o desenvolvimento pessoal-profissional tem sucesso e oportuniza o equilíbrio necessário entre estudo e trabalho. Mais da metade dessa turma permanece na Hassmann, agora desempenhando funções mais complexas, e os demais estão preparados para novas oportunidades. É mais uma parceria que comprova solidez e resultados positivos”.

Samurai está entre os 12 jovens contratados de imediato pela empresa

Samurai Silva da Costa, aprendiz de Tecnologia da Informação efetivado pela empresa, compartilhou suas experiências com o curso. “No início nos assustamos com os termos, com a atenção necessária para programar, com as fórmulas e cálculos. Vimos no dia a dia o uso na empresa do que estávamos aprendendo no curso, e tudo passou a fazer sentido e nos animou para prosseguir. Somos muito gratos à Empresa e à Univates", concluiu o jovem.

A Univates oferta cursos por meio do Programa Jovem Aprendiz desde 2019. O projeto prevê a formação profissional dos estudantes, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras.

Saiba mais

O Programa Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%. O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando ao desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho.

Inscrição para empresas

Para participar do Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição no curso. O programa oferece cursos de aprendizagem com o objetivo de promover a formação profissional de adolescentes e jovens aprendizes, ao mesmo tempo em que desempenham suas práticas profissionais nas empresas contratantes. Mais informações podem ser obtidas com o CEP da Univates, pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025.

Turma Jovem Aprendiz com autoridades e convidados

Turma Jovem Aprendiz com autoridades e convidados

Pronunciamento de Ana Rita Berti Bagestan

Divulgação

Pronunciamento dos oradores da turma

Pronunciamento de Carlos Lutterbeck

Pronunciamento de Carlos Hassmann

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods