Univates receberá pesquisadora que trabalha com manuscritos de Marcel Proust na Biblioteca Nacional da França

Postado as 28/05/2024 13:39:43

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Com o objetivo de recolher, arquivar e produzir um repositório de documentos e papéis escolares, gerados a partir do início do século XX, em diferentes épocas e lugares, o grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates criou o projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2022 e, em breve, lançará um repositório público e digital com documentos oriundos de atividades escolares.

Como parte das atividades do projeto, será realizada uma Jornada de Estudos Arquivísticos no dia 6 de junho, com a participação de Carla Cavalcanti e Silva, professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), pesquisadora da equipe Proust do Institut des Textes et Manuscrits Modernes (CNRS- ENS-Paris) e colaboradora no projeto de edição dos cadernos de rascunho de Marcel Proust, na Biblioteca Nacional da França (BNF).

O evento contará com a apresentação do projeto (entre 14h e 15h) e a palestra “Os arquivos de Marcel Proust na Biblioteca Nacional da França” (entre 15h e 16h30min). As inscrições podem ser feitas neste link.

O projeto é coordenado pela professora doutora Angelica Vier Munhoz, por meio da bolsa de pesquisa PQ2 (Produtividade) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto tem parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Sobre Proust

Marcel Proust foi um renomado escritor francês. Nasceu em 1871. Proveniente de uma família abastada, Proust recebeu uma educação de alta qualidade e obteve sua licenciatura em Letras pela Universidade de Sorbonne.

Sua obra mais conhecida, "Em busca do tempo perdido", é um marco na literatura mundial, composta por sete volumes que destacam suas principais características literárias, como a análise psicológica, o fluxo de consciência e a crítica social. Proust faleceu em 1922. Suas obras têm um forte caráter autobiográfico e são conhecidas pela prolixidade, com parágrafos longos repletos de reflexões sobre sua época e descrições do cotidiano da classe social a que pertencia, em declínio no início do século XX.

Utilizando figuras de linguagem como a ironia, a metáfora e a comparação, Proust critica a aristocracia francesa. Seu narrador frequentemente recorre ao monólogo interior para realizar uma análise psicológica detalhada dos personagens. Além disso, suas obras contêm elementos homoeróticos e reflexões profundas sobre o conceito de tempo.

Logo ods