Docentes da Univates visitam instituições espanholas durante missão internacional

Postado as 28/05/2024 11:36:53

Por Pietra Darde

Durante o mês de abril deste ano, um grupo de professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou de uma missão na Espanha. Selecionados por meio de um edital interno da Instituição, os docentes passaram 15 dias visitando diversas instituições espanholas.

A comitiva, composta pelos professores Alice Kramer Iorra Schmidt (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Daniel Pedro Auler (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Gisele Dhein (Ciências da Vida), Lucélia Hoehne (Ciências Exatas e Engenharias) e Jauri dos Santos Sá (Ciências Exatas e Engenharias), conheceu de perto metodologias e práticas inovadoras no campo pedagógico, além de desfrutar de momentos culturais, como visitas a museus, espaços públicos e sítios históricos.

Grupo na Universidad Europeia

Grupo de professores esteve na Universidad Europeia

Durante a viagem, o grupo de docentes visitou a Universidad de Lleida, LaSalle Barcelona, Arquitectos de Cabecera, Universidad Europeia, Universidad Pontifícia Comillas e Universidad Complutense de Madri. Os principais objetivos da missão foram fomentar a qualificação docente e estimular a criação de novos processos de ensino nos cursos de graduação da Univates, bem como fortalecer parcerias com as instituições internacionais.

Os professores compartilharam suas considerações sobre a experiência que tiveram. Veja abaixo.

A professora Alice Schmidt ressaltou a estrutura tecnológica avançada e a valorização da transdisciplinaridade no ensino, além do foco na qualificação contínua dos professores e na preparação dos alunos para o mercado global por meio de aulas em língua inglesa.

Já o que chamou a atenção do professor Daniel Auler foi a diversidade de modelos pedagógicos, destacando a adaptação estratégica de cada modelo à realidade institucional e às comunidades atendidas pelas universidades.

O professor Jauri Sá, do curso de Arquitetura e Urbanismo, salientou que as percepções do grupo foram diversas, ricas e complementares, o que potencializou as discussões e a reverberação de práticas. Para ele, os destaques da missão foram as possibilidades da transdisciplinaridade no resultado pedagógico, na relação ensino-aprendizagem, desde que esta seja concebida como uma ação estratégica institucional.

Por sua vez, a professora Lucélia Hoehne destacou a clareza do papel do professor no contexto educacional, a liberdade dos alunos para explorarem os espaços da instituição, a internacionalização de alguns cursos por meio do ensino em língua inglesa e o planejamento institucional voltado para atender às demandas da sociedade.

Para a professora Gisele Dhein, o uso dos espaços da universidade pelos estudantes e professores, sem restrições de acessos, chamou a sua atenção, bem como o compromisso social das universidades, que se preocupam com o efeito e a ética das práticas na sociedade.

Saiba mais

A iniciativa das missões docentes vai ao encontro das ações estratégicas desencadeadas pelo projeto Aula+ desde 2021, pautando outras experiências pedagógicas possíveis para os currículos de graduação na Univates e para os itinerários formativos dos estudantes.

As missões docentes internacionais tiveram início em 2023, com uma visita a Minas Gerais, seguida por uma viagem ao México em março de 2024 e à Espanha em abril.

Professores na Universidad de Lleida

Professores na Universidad de Lleida

Grupo de professores esteve na Universidad Europeia

Visita ao coletivo Arquitetos de Cabecera

Visita dos professores na LaSalle Barcelona

Grupo na Universidad Pontifícia Comillas

Professores no Distrito 22@

Acervo Pessoal - Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods