Divulgação

Diplomada da Univates é eleita como Jovem Talento no maior evento de criatividade e design da América Latina

Postado as 22/05/2024 09:13:27

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

Concurso foi promovido pela Associação Latino-Americana de Design.

“Foi ótimo saber que meu trabalho tem relevância e que estou no caminho certo. Preciso honrar a trajetória que está me levando a lugares muito bonitos”. Um dos lugares bonitos a que a diplomada em Design pela Universidade do Vale do Taquari - Univates Marina Helena Müller se refere é o LADFEST, festival anual que celebra a inovação e a criatividade no campo do design e das artes visuais. Durante o evento, realizado nos dias 11 e 12 de abril, em Lima, no Peru, Marina foi eleita como LAD Young Talent em concurso promovido pela Associação Latino-Americana de Design.

O concurso do qual Marina participou reconheceu o talento de jovens designers profissionais latino-americanos com idades entre 18 e 30 anos. “Para se inscrever no concurso, era preciso apresentar um portfólio geral com seis a oito trabalhos ou projetos. Fiz uma seleção dos projetos que mais gostei de desenvolver nos últimos anos. Vale destacar que todos têm muito da minha essência enquanto designer, uma pegada mais autoral. São trabalhos com os quais consigo me relacionar profundamente”, comenta a profissional.

Na área do Design há mais de dez anos, Marina conta que já trabalhou em estúdios de criação e também como freelancer. Ela revela que sua trajetória profissional, assim como as de muitos outros designers, é marcada por altos e baixos. “Ter sido uma das vencedoras do concurso me mostrou que, apesar de tudo, posso confiar naquilo que venho fazendo. Estar presente no Festival foi algo muito importante e especial para mim”, destaca.

A formação acadêmica que Marina recebeu na Universidade a ajudou a se desenvolver profissionalmente e contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho.

Divulgação/Acervo Pessoal

Marina Helena Müller, diplomada em Design pela Univates.

Hoje vejo que a Univates foi o alicerce da minha trajetória. O curso de Design me proporcionou muitas experiências valiosas, desde a troca de conhecimentos com os professores até a participação em eventos como o SET Universitário, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e o Prêmio Bornancini. Durante a graduação, também tive a oportunidade de viajar para Buenos Aires, na Argentina, e participar do Congresso Latino-Americano de Diseño
Marina Helena Müller.

“Fico muito feliz de olhar para trás e ver tudo o que consegui construir durante minha passagem pela Univates. Foi um período extremamente importante para o meu desenvolvimento como designer e para a construção da minha visão e dos meus valores profissionais. Posso dizer que os contatos que tive com colegas, professores e demais pessoas da área ainda influenciam muito minha carreira e minhas ambições”, pontua Marina, reconhecendo e valorizando cada etapa de sua jornada. Atualmente, a jovem realiza um mestrado na Köln International School of Design, na Alemanha.

Divulgação

Evento ocorreu no mês de abril em Lima, no Peru.

Saiba mais sobre o LADFEST 2024

O LADFEST é o maior evento de criatividade e design da América Latina. Neste ano, subiram ao palco do Teatro Manuel Segura artistas e designers como Sebastian Curi, Neville Brody, Sawako Kabuki e Talia Cotton, que apresentaram suas obras e refletiram sobre os processos criativos por trás delas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4