A turma é composta por 26 estudantes

Pietra Darde

Início das aulas do curso Técnico em Enfermagem em Bento Gonçalves marca parceria entre Univates e Hospital Tacchini

Postado as 21/05/2024 13:51:41

Por Pietra Darde

Na noite de segunda-feira, 20 de maio, iniciaram as aulas do curso Técnico em Enfermagem em Bento Gonçalves, resultado de uma parceria entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Hospital Tacchini. A turma, composta por 26 estudantes, é a primeira a participar de um curso técnico presencial oferecido pela Univates na Serra Gaúcha, com aulas no espaço da Universidade, localizado no prédio do Hospital Tacchimed.

Pietra Darde

Gestores participaram da aula inaugural

A aula inaugural contou com momentos de acolhimento, entrega de kits de boas-vindas aos estudantes, interações com diretores, professores e gestores das duas instituições, além da apresentação detalhada do curso. Estiveram presentes o diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Roberto Willig, a diretora do Centro de Educação Profissional (CEP), Edi Fassini, a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem de Bento Gonçalves, professora Maria Bernadete Kranz, a gestora de pessoas do Tacchini Sistema de Saúde, Leiza Balbinot, a analista de educação corporativa do Tacchini, Marjana Sodré de Souza, além dos professores do curso.

A diretora Edi Fassini, em sua fala, destacou a importância do momento. “Queremos que vocês se sintam muito bem aqui neste espaço da Univates. Esta turma ficará para a história, pois é a primeira do Técnico em Enfermagem, fruto da parceria entre Univates e Tacchini”.

Por sua vez, o professor Júnior Roberto Willig apresentou brevemente a Instituição e agradeceu ao Tacchini e aos estudantes por terem confiado na formação da Univates.

É uma grande satisfação ver esta sala repleta de pessoas. É por isto que existimos: para transformar a vida das pessoas. Estamos vivendo tempos difíceis e complexos, mas, quando vejo todos vocês, tenho a esperança de que teremos condições melhores. O cuidado é a essência do que vocês farão daqui pra frente, é um dom que poucos podem desenvolver. O fato de vocês estarem aqui é o primeiro passo para desenvolverem essas competências e habilidades
Júnior Roberto Willig

O curso é composto majoritariamente por colaboradores do Tacchini Sistema de Saúde. Todos eles recebem oportunidade de trabalho no próprio Tacchini. Destes, 17 já ocupavam cargos na instituição em outras áreas e outros nove aproveitaram a oportunidade para iniciar uma carreira no hospital bento-gonçalvense. Para incentivar a formação de novos profissionais, o Tacchini ofereceu bolsas de estudo de até 90% de desconto aos estudantes.

“Queremos transformar e desenvolver vocês para que, em breve, possam exercer essa função, que é tão grandiosa. Quem se beneficiará desta parceria serão a nossa comunidade e pacientes”, salientou Leiza, a gestora de pessoas do Tacchini.

Ana Paula da Silveira, colaboradora do Tacchini, compartilhou sua emoção em iniciar a formação técnica.

Ana Paula da Silveira, colaboradora do Tacchini e estudante do curso

“Quando soube do curso, abracei a oportunidade. Ser profissional da área da saúde sempre foi um sonho. Para mim, isso é muito importante, pois o estudo é a chave de tudo, é a esperança de um futuro melhor. E não quero parar por aqui”, disse Ana, 39 anos.

Saiba mais sobre o curso
O curso Técnico em Enfermagem tem duração de dois anos e foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O corpo docente é formado por profissionais que já atuam no Hospital Tacchini e na Univates. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, no turno da noite, no espaço da Univates em Bento Gonçalves, no segundo andar do Hospital Tacchimed, que conta com uma estrutura completa de laboratórios. Os estágios práticos serão realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e dentro do próprio hospital.

Edi Fassini, diretora do CEP Univates

Edi Fassini, diretora do CEP Univates

Leiza Balbinot, gestora de pessoas do Tacchini

Maria Bernadete Kranz, coordenadora do curso