Lucas George Wendt

Univates celebra 55 anos inspirando conquistas no Vale do Taquari

Postado as 17/01/2024 16:01:43

Por Redação Univates

Há 55 anos, a comunidade do Vale do Taquari iniciava um trabalho que resultaria em desenvolvimento e conquistas por meio da educação. Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates celebra os 55 anos do Ensino Superior na região.

Conforme a vice-reitora da Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, ao longo do tempo a Instituição fortaleceu seus laços com a comunidade e, assim, tornou-se uma universidade que atende aos anseios da comunidade regional e transforma todo o seu entorno. Em 2024, a Instituição reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e com a transformação da sociedade ao impulsionar novas oportunidades para todos.

Neste ano, a Instituição se prepara para celebrar o sucesso de iniciativas realizadas ao longo de sua história e para colocar em prática projetos que estavam em desenvolvimento recentemente.

Em breve, a comunidade acadêmica poderá conferir o resultado de um trabalho iniciado ainda em 2022 que contribuirá para a transformação digital da Instituição. O programa Univates Digital tem como principais objetivos potencializar a experiência dos estudantes e utilizar a tecnologia como solução para a rotina acadêmica.

Lucas George Wendt

Como ressalta a vice-reitora, a Univates é uma universidade comunitária, que conta com uma infraestrutura robusta à disposição da comunidade. Neste ano, por exemplo, serão comemorados os 10 anos do Centro Cultural. É nesse espaço moderno e imponente que estão localizados a Biblioteca Univates, uma das mais tecnológicas da América Latina, e o Teatro, entre outros ambientes acadêmicos, de lazer e convivência.

Também será celebrado o aniversário da pista de atletismo e do Estádio Olímpico da Univates, abertos ao público em novembro de 2014. A pista atlética possui certificação internacional e serve de espaço de treinamento para atletas profissionais e amadores, mas também é um espaço de lazer para o público que a utiliza para caminhadas e corridas.

Os constantes aperfeiçoamentos e qualificações pedagógicas são diferenciais da Univates, que acompanha as principais transformações da sociedade também na área do ensino. Todo o trabalho é realizado com foco em oferecer qualidade e experiências de estudo e de criação nas diferentes áreas do conhecimento, tanto para alunos quanto para professores.

A Univates chega aos 55 anos com seis Programas de Pós-Graduação (PPGs) ‒ seis cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado. Nos PPGs é realizada a maior parte da pesquisa na Instituição, que passa pelos projetos e grupos de pesquisa e pelo trabalho de docentes e discentes. Com a pesquisa desenvolvida na Universidade, a Univates já teve reconhecimento nacional e internacional. Uma jornada que envolve dedicação, compromisso com a ciência e impulsiona o avanço do conhecimento e da sociedade como um todo.

Abaixo, confira o vídeo comemorativo dos 55 anos da Univates:

Logo ods