Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Em duas décadas, curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates diplomou mais de 530 profissionais

Postado as 20/12/2023 13:05:29

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Tendo diplomado mais de 530 profissionais, o curso de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates completou, em 2023, 20 anos de atividades. Atualmente, são cerca de 150 estudantes matriculados. Com a celebração das duas décadas de atividades do curso, a Universidade reforça ações de impacto regional por meio da atuação do curso na área. 

Com projetos voltados a demandas reais do Vale do Taquari e mais de 25 premiações nacionais de alunos, ao completar as primeiras duas décadas de atuação, o curso reforça seu protagonismo regional ao se envolver com temáticas locais, como a reestruturação de partes da região do Vale do Taquari e a prospecção de soluções para minimização do impacto das cheias do rio Taquari. 

O arquiteto diplomado pela Univates pode atuar na construção civil desde o projeto até a materialização da obra, seja no setor público, seja em empresa privada ou escritório próprio. A partir da sua função de pensar e projetar espaços para as pessoas, pode trabalhar com arquitetura residencial, comercial, corporativa e institucional ou ainda nas áreas de comunicação visual, paisagismo, tecnologia de construção, acompanhamento e administração de obras.

No início de suas atividades, o curso era oferecido nos turnos diurno e noturno. Atualmente, tem carga horária de 3.840 horas, distribuídas em cerca de 50 disciplinas, com formação mínima em cinco anos, realizada no período noturno.

Destaques nacionais e internacionais

O Instituto de Arquitetura do Brasil promoveu, em 2016, o Concurso Público Nacional de Arquitetura – Casa da Sustentabilidade de Campinas. O concurso buscou o melhor projeto de arquitetura com foco na área de sustentabilidade. Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates Bruno Cavalleri e  ndrio Vicari, a diplomada Luciana Schnorr e os professores Glauco Pachalski e Rodrigo Spinelli foram autores do projeto que, entre 237 projetos profissionais de todo o Brasil, ganhou destaque e ficou entre os 15 melhores da competição.

Ainda em 2016, em junho, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu, no Ponto de Cultura Solar do IAB, em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer e a abertura da exposição pública dos 33 trabalhos inscritos. Na ocasião, a arquiteta Janaína Kuhn chamou a atenção do júri com o projeto “Centro de Gastronomia e Entretenimento”, que teve orientação da professora Merlin Janina Diemer no primeiro semestre de 2015. 

Em 2020, uma equipe formada por quatro diplomados e um professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates foi a única equipe brasileira finalista do concurso Hyperloop Desert Campus, promovido pela Young Architects Competition. O desafio consistia na criação de um projeto para o centro de testes do Hyperloop, o meio de transporte futurista desenvolvido para ligar cidades e nações com uma velocidade que nem o avião conseguiria alcançar. Esse é um dos projetos do bilionário Elon Musk.

Em 2021, os diplomados do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates Ismael Rosset, Márcio Braun e Vinícius Bohmer Britto elaboraram o projeto arquitetônico da Capela da Madeira, em Ilópolis. O projeto do trio recebeu destaque em reportagem da revista Projeto, publicação de circulação nacional especializada em arquitetura e urbanismo, quando a capela foi inaugurada. 

Um grupo de diplomadas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates foi finalista do concurso Um Novo Portal, que teve como objetivo propor a revitalização do Portal Mário Totta, espaço público localizado em Porto Alegre. A equipe de diplomadas foi o único time do Rio Grande do Sul a chegar à final. O grupo que representou a Instituição é constituído por cinco mulheres diplomadas pela Univates em 2020B: Bruna Zanoni Ruthner, Camila Cimadon, Fernanda Daroit Lappe, Tainá Bilhar da Silva e Vitória Gabriel Krey. 

A diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates Tainá Manfredini foi uma das vencedoras do Concurso de Foto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), que teve como tema “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul”. A fotografia registrada pela diplomada fez parte do Calendário 2023 do CAU/RS.

Tuane Eggers

Promovendo conexões e experiências

Antônio Luiz Marini Marchi

O coordenador do curso, Cristiano Zluhan Pereira, destaca a aproximação dos conteúdos apresentados em aula com demandas reais da sociedade. “Exemplo disso ocorre nas disciplinas Atelier de Projeto, nas quais, a partir de demandas dos municípios ou entidades da região, são elaboradas ideias e conceitos que ajudam no desenvolvimento de projetos que atendam às necessidades”, conta. “Acreditamos em projetos de arquitetura e urbanismo para possibilitar novas relações entre pessoas e espaços. E isso acontece por meio da prática em ateliers de projeto, vivências que simulam a profissão e participação do estudante em projetos regionais, viagens e visitas técnicas. Isso resulta em um profissional apto a entender e projetar a edificação, a pensar a cidade e a compreender seu papel como agente de mudança social”.

O curso também realizou, ao longo de suas duas décadas de existência, dezenas de visitas técnicas e viagens de estudos a pontos pelo Brasil. Dentre os destinos, destacam-se viagens internacionais e, em âmbito nacional, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, além de diferentes destinos do Rio Grande do Sul. Por exemplo, em 2015, diversas viagens de estudo foram realizadas. Em agosto, os estudantes e os professores estiveram na Vila Assunção, na Vila IAPI e no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. As turmas de Projeto Urbano I visitaram loteamentos referenciais de Porto Alegre para estudar alternativas de urbanização. 

Os loteamentos da Vila Assunção e da Vila IAPI foram reconhecidos pela Prefeitura de Porto Alegre como Área Especial de Interesse Cultural, demonstrando sua importância como patrimônio cultural da cidade. Em abril de 2016, os estudantes foram a São Paulo. Entre os locais visitados estavam o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e o Parque Ibirapuera, e obras mais recentes, como a Praça das Artes, a Biblioteca Brasiliana e a Biblioteca de São Paulo.

Semeia - Emau

O conhecido Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia - Emau) é um local de experimentação para o estudante ao longo da graduação, permitindo a interação direta com a sociedade. Nesse espaço o aluno tem a possibilidade de participar de diversos projetos com níveis diferentes de complexidade e abrangência. O Emau, além de ser um laboratório de ensino, também se destaca pela prestação de serviços, em ações coordenadas pela área de Relações com o Mercado da Univates.

Somente entre 2021 e 2022 foram realizados: estudo de intervenção urbana nas duas principais avenidas do município de Imigrante/RS (entre julho de 2021 e março de 2022); elaboração do Plano Diretor e do Código de Obras do município de Roca Sales (entre agosto de 2021 e abril de 2022); projeto de Assessoramento em Direito Ambiental à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Estrela (entre outubro de 2021 e setembro de 2022); e estudo de referenciais dos lotes do TeutoPark - Teutônia/RS (entre novembro de 2021 e janeiro de 2022). 

O Semeia - Emau e a área acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Univates agiram também nas cheias que atingiram o Vale do Taquari em 2023. Por meio do Emau, a Univates, entre outras ações, firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul (Sedur/RS), no mês de outubro, para auxílio no desenvolvimento de desenhos e documentos necessários para os municípios buscarem verbas federais para a reconstrução de habitações em áreas atingidas pela enchente do rio Taquari no mês de setembro. 

Para isso, o Emau desenvolveu, em conjunto com o Escritório de Projetos de Reconstrução e Restabelecimento do Governo do Estado (EP2R) e com auxílio da Sedur, um Documento Norteador para Propostas de Intervenções de Baixo Custo, que contempla quatro opções de modelos e respectivas planilhas orçamentárias, de acordo com o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinap), que cada município consegue personalizar e utilizar nos planos de trabalho referentes a essa meta.

Segundo a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Semeia - Emau, este é um marco importante para o curso de Arquitetura e Urbanismo, que pôde, a partir da equipe de docentes, diplomados e discentes, contribuir com opções para a reconstrução das cidades atingidas, sobretudo na área da habitação, uma das prioridades, especialmente tendo em vista que a maioria da população atingida está em áreas de extremo risco.

Tuane Eggers

Concursos acadêmicos

Nos componentes curriculares de Atelier, implementados a partir do formato de graduação Aula+ que a Univates aplica também ao curso de Arquitetura e Urbanismo, acontecem concursos acadêmicos para requalificação de espaços públicos em diferentes pontos do Vale do Taquari. Já foram realizadas iniciativas nesse sentido para cidades como Taquari e Imigrante. 

Além disso, estabeleceu parceria com a Prefeitura de Taquari, auxiliando na aplicação, por meio da curricularização da extensão nos componentes curriculares Atelier Integrado IX e Requalificação Urbana, de um estudo sobre a estruturação do município, ou seja, a forma como Taquari está organizado, e a requalificação de algumas áreas. Também foi estabelecida parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Encantado, cujas atividades ocorreram de forma similar à colaboração com o município de Taquari. Durante o desenvolvimento do componente Atelier Integrado VIII, foi idealizado um concurso que visava a elaborar um memorial para a nova sede da Apae.

Projetos de extensão

O curso também está diretamente ligado aos projetos de extensão Interarte, Habitar Bem e Patrimônio Vivo. É nesses espaços que os estudantes e professores, bem como voluntários, criam conexões entre o conhecimento técnico e especializado da área e as comunidades. 

Além disso, o curso tem interface com outros projetos de extensão realizados pela Universidade e também com projetos sociais conduzidos por diferentes entidades. O Semeia - Emau também realiza atividades com crianças do ensino básico, em parceria com o projeto de extensão Habitar Bem e o projeto Alfab&letrar, na Escola Estadual Ensino Fundamental Fernandes Vieira, de Lajeado. 

Ainda, está desenvolvendo maquetes educativas sobre o aterro sanitário municipal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), para serem utilizadas em ações de educação ambiental nas escolas de Lajeado. 

Por fim, a parceria com a Associação Marinês, por meio do projeto Capacete Rosa, mobilizou voluntários a participarem das ações desenvolvidas no Residencial Novo Tempo I, localizado no bairro Santo Antônio, em Lajeado, e oportunizou às integrantes do projeto Capacete Rosa a inserção no meio acadêmico.

Logo ods-4