Formação docente e transformações na educação pautam Encontro Nacional das Licenciaturas, na Univates

Postado as 07/12/2023 15:17:51

Por Natalia Nissen

Mais de 7 mil pessoas participam, presencial ou virtualmente, da programação do IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), do VIII Seminário Nacional do Pibid e do III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica realizados na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Os eventos iniciaram na quarta-feira, 6, e seguem até sexta-feira, 8. Além das mesas-redondas, a intensa programação conta com oficinas, lançamentos de livros, apresentações de trabalhos e outras atividades.

A cerimônia de abertura teve apresentação da Orquestra Gustavo Adolfo Univates, seguida da entrega do Prêmio Paulo Freire, que reconheceu o mérito de trabalhos acadêmicos de alunos pibidianos e residentes.

A professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, que é uma das coordenadoras do Enalic, reforçou a importância das discussões em torno da formação docente no país e da reconstrução de políticas públicas e educacionais para a formação de professores por meio de diálogos envolvendo tanto o poder público quanto docentes e estudantes. Esta mesma temática seguiu como pauta da conferência de abertura com o professor Daniel Cara e mediação da docente.

Natalia Nissen

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, lembrou a natureza comunitária da Instituição e do quanto a educação é essencial para o desenvolvimento dos municípios de toda a região. "Municípios que se desenvolvem graças à educação e à força de professores e professoras que entregam o seu trabalho e o seu amor pela educação. Isso torna ainda mais grandioso um evento como este", disse.

Natalia Nissen

Quero agradecer a todos os visitantes, professores e estudantes, dos mais diferentes locais deste Brasil. Uma das coisas mais legais é ouvir diferentes sotaques nos nossos corredores. Sotaques nossos, pois somos todos brasileiros e brasileiras acima de tudo. Muito obrigada por estarem conosco.
Evania Schneider

Segundo a professora Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Enalic evidencia a democracia, a reconstrução e os direitos como centro dos debates para avançar na área da educação. Ela destacou que o país vive um momento de retomada em termos de investimento real em formação de professores e de educação como um direito de todas as pessoas.

Para a secretária de Educação de Lajeado, Adriana Zanatta Vettorello, é na escola que se forma o cidadão e se constrói o alicerce moral e ético da sociedade. "É um espaço para o desenvolvimento das habilidades, onde as nações devem buscar o modelo de sociedade que se deseja. Justa, humanizada e fraterna. Discutir esse tema demonstra valorização da educação, reunindo profissionais para o diálogo, para troca de experiências e abertos na construção de um mundo melhor. Entendemos que é fundamental oportunizar espaços para troca de experiências, diálogo, com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas coerentes que contribuam para percepção da realidade e entendimento dela para a sua transformação. São inúmeros os desafios, mas movimentos como esses são necessários para a compreensão de uma cultura dos direitos humanos, se desejamos, o caminho para a mudança social", disse.

Natalia Nissen

Também marcaram presença na cerimônia de abertura a coordenadora Regional de Educação (3ª CRE - Estrela), Cássia Cristina Benini; a presidente da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), Elisângela Mendes; e a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univates, Joana Mayer.

Tarde
16h às 17h30min: Mesa-redonda sobre “Sistema Nacional de Educação: Qual Integração e Pacto Interfederativos?”, com Roberto Wagner da Silva Rodrigues e Maria Beatrice Luce e mediação do professor Sérgio Nunes Lopes, no Teatro Univates.

Noite
19h às 21h: Mesa-redonda com o tema “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)Construção das Políticas Educacionais”, com participação de Sueli Guadelupe de Lima Mendonça e Roberto Leher e mediação de Jaqueline Rabelo de Lima, no Teatro Univates.

8h às 10h: Minicursos e oficinas, em diversas salas do campus.

Tarde
16h às 18h: Painel “Transformando a Educação: Experiências Inovadoras no Pibid e Residência Pedagógica”, com Cárita da Silva Sampaio, Argemiro Midonês Bastos, Jean Santos Itacarambi e Melissa Spíndola Estevam e mediação da professora Maria Cristina Góes, no Teatro Univates.

Noite
19h às 21h: Painel de encerramento com o tema “O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?”, com a participação de diversos convidados, no Teatro Univates.

21h às 22h: Cerimônia de encerramento, no Teatro Univates.

Para conferir a programação completa, acesse o site enalic.com.br.

Logo ods-4