IX Enalic inicia na próxima quarta-feira na Univates

Postado as 04/12/2023 12:49:07

Por Lais Pontin Matos

Enalic inicia na próxima quarta-feira na Univates.

A Universidade do Vale do Taquari - Univates vai sediar, de 6 a 8 de dezembro, o IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), o VIII Seminário Nacional do Pibid e o III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica.

O objetivo dos eventos, que já contam com mais de 7 mil inscritos, é promover um espaço de diálogo entre professores da educação básica e professores do ensino superior, licenciados, pesquisadores, pós-graduandos e autoridades do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pela primeira vez, a Capes terá um estande no Enalic.

Cristiane Antonia Hauschild Johann é uma das docentes da Univates que coordena o Enalic. Ela explica a decisão dos organizadores de trazer o evento para Lajeado.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Cristiane é uma das docentes da Univates que coordena o evento.

Queremos experimentar como é fazer algo fora das capitais do País. Optamos por realizar um evento presencial com transmissão ao vivo para atrair mais participantes (cerca de 5,5 mil pessoas irão acompanhar a programação de forma on-line). O número de inscritos superou nossas expectativas. Estamos muito felizes com isso, pois entendemos que o Vale do Taquari precisa da energia do Enalic para seguir firme no processo de reconstrução após as cheias que o atingiram
Professora Cristiane Antonia Hauschild Johann.

Cristiane destaca a importância do evento para o desenvolvimento profissional docente dos participantes. “O Enalic permite o debate e o compartilhamento de vivências e experiências, contribuindo para o aprimoramento teórico dos sujeitos. Ele reúne eventos nacionais do Pibid e da Residência Pedagógica, duas políticas de estado que fazem a diferença na educação do nosso País. Os três mil trabalhos inscritos podem representar um diagnóstico do que tem sido desenvolvido no âmbito da formação docente no Brasil”, explica.

Programação

Confira algumas das atividades que vão acontecer durante os três dias de evento.

Manhã

9h às 12h: Reunião do Forumdir para balanço das atividades de 2023, na sala 202 do Prédio 7.

Tarde

16h às 17h30min: Mesa-redonda sobre práticas restaurativas na escola, com a participação da professora Priscilla Hasstenteufel e do diretor da Escola Estadual São João Bosco, Jeferson Eduardo dos Santos, com mediação da professora Thaís Ludmila Ranieri, no Teatro Univates.

Noite

19h às 20h: Cerimônia de abertura do evento, no Teatro Univates.

20h30min às 22h: Conferência de abertura com o tema “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)Construção das Políticas Educacionais”, apresentada por Daniel Cara, com mediação da professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, no Teatro Univates.

Manhã

8h às 10h: Apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação científica e relato de experiência, em várias salas do campus.

Tarde

16h às 17h30min: Mesa-redonda sobre “Sistema Nacional de Educação: Qual Integração e Pacto Interfederativos?”, com Roberto Wagner da Silva Rodrigues e Maria Beatrice Luce e mediação do professor Sérgio Nunes Lopes, no Teatro Univates.

Noite

19h às 21h: Mesa-redonda com o tema “Democracia e Direitos Humanos na Formação Docente: (Re)Construção das Políticas Educacionais”, com participação da professora Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Roberto Leher e mediação de Jaqueline Rabelo de Lima, no Teatro Univates.

Manhã

8h às 10h: Minicursos e oficinas, em diversas salas do campus.

Tarde

16h às 18h: Painel “Transformando a Educação: Experiências Inovadoras no Pibid e Residência Pedagógica”, com Cárita da Silva Sampaio, Argemiro Midonês Bastos, Jean Santos Itacarambi e Melissa Spíndola Estevam e mediação da professora Maria Cristina Góes, no Teatro Univates.

Noite

19h às 21h: Painel de encerramento com o tema “O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?”, com a participação de diversos convidados, no Teatro Univates.

21h às 22h: Cerimônia de encerramento, no Teatro Univates.

Para conferir a programação completa, acesse o link https://www.enalic.com.br/

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4