Estudantes do curso de Engenharia de Software desenvolvem protótipo de aplicativo que promete transformar experiências no setor de turismo

Postado as 01/12/2023 10:18:58

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

Proposta do app Rota é ajudar os usuários a encontrar as programações que estão disponíveis ao seu redor.

Dois estudantes do curso de Engenharia de Software da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram o protótipo de um aplicativo que promete transformar uma série de experiências no setor de turismo. Matheus Michels e Yuri Mattiuz são os criadores do app Rota, cuja proposta é ajudar os usuários a encontrar as programações que estão disponíveis ao seu redor.

De acordo com Mattiuz, o aplicativo é útil para pessoas físicas e jurídicas. “É possível utilizar a plataforma para, por exemplo, localizar bares e parques próximos e até mesmo fazer um roteiro para uma viagem de férias. Já as empresas podem usar o app para promover experiências locais inesquecíveis, melhorar sua visibilidade na região em que estão inseridas, identificar e fidelizar clientes e anunciar promoções e eventos”, explica.

Divulgação/Acervo Pessoal

Matheus Michels é um dos criadores do app Rota.

Os estudantes enviaram o pitch do projeto ao Santander X, uma iniciativa social sem fins lucrativos do banco Santander que apoia o empreendedorismo. O programa busca a aceleração de negócios, desde momentos iniciais até startups em processo de escalada, por meio da geração de conexões dos empreendedores a recursos, treinamentos e até mesmo a pessoas por meio da comunidade em que se inserem. Desta vez, o projeto dos estudantes não foi selecionado, mas, segundo Michels, “a experiência foi bem positiva. A preparação do pitch e a aplicação da ideia foram muito boas para nos posicionarmos e encontrarmos um norte para o nosso projeto”.

Michels e Mattiuz foram estudantes do professor Daniel Auler no componente curricular Design de Negócios, por meio do qual, no primeiro semestre de 2023, estiveram em contato com ferramentas e técnicas ligadas à modelagem de negócios e startups.

Divulgação Univates/Antonio Luiz Marini Marchi

Professor Daniel Auler.

Foi muito bacana poder ajudar e incentivar os dois estudantes a participar do projeto e ver que as discussões que tivemos em sala de aula foram aplicadas em uma situação real vivida por eles logo após realizarmos o componente. É a comprovação de que o Aula+ está no caminho certo”
Professor Daniel Auler.

Auler ainda destaca que, durante a realização do componente, os estudantes tiveram contato com startups, participaram do evento South Summit Brasil, em Porto Alegre, e tiveram contato com empreendedores reais, em início de empresa e na faixa etária próxima aos estudantes, o que facilitou o aprendizado e a identificação deles com a temática.

Conheça outros projetos realizados por acadêmicos e diplomados dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI)

Logo ods-4