Jovens estudantes de Lajeado participam de palestra com Fernando Belatto no Teatro Univates

Postado as 30/11/2023 13:49:20

Por Redação Univates

Com informações da AI da Prefeitura de Lajeado

A programação alusiva ao Dia Internacional da Paz, que ocorreria em 21 de setembro, foi adiada em função das cheias do rio Taquari e aconteceu na última quarta-feira, 29, no Teatro Univates. Cerca de 900 alunos dos 9º anos de escolas municipais, estaduais e privadas participaram da palestra “Os Guerreiros no Novo Mundo”, sobre autoconhecimento e autocontrole, com Fernando Belatto. O evento foi promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio do programa Pacto Lajeado pela Paz.

Na abertura da programação, Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oscar Koefender, e Lana Manoela Weber da Silva, aluna do 9º ano da EMEF Nova Viena, leram suas redações vencedoras do concurso Redação pela Paz, promovido pelo Grupo A Hora em parceria com o programa.

Laura Mallmann/Divulgação

Em seguida, o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher e o promotor de Justiça da Comarca de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach, deram as boas-vindas ao público. “O Pacto tem a responsabilidade de tornar a cidade ainda melhor de se viver. Nós só conseguimos avançar quando somos sinceros e conseguimos falar sobre nossos problemas e virtudes. O Pacto Lajeado pela Paz surgiu para isso, para superarmos os desafios da violência e avançarmos no propósito da paz”, disse Caumo.

A palestra de Belatto contou com dinâmicas de ativação corporal e tratou de temas como ansiedade, desafios da vida e como eles devem ser trabalhados e superados pelos indivíduos. O palestrante é publicitário, Sensei faixa preta de jiu-jitsu e criador do método “O Despertar do Guerreiro Interno”, que une artes marciais, meditação e autoconhecimento para uma vida mais consciente.

“Tenho uma frase como mantra: ‘A vida é nossa melhor amiga, e os desafios são nossos professores’. Aquilo que mais nos desafia é aquilo que mais nos ensina. Por isso, devemos respeitar o nosso desafio, o nosso problema, e refletir sobre qual é a melhor forma de superá-lo, pensando também qual aprendizado aquilo me trará. Temos que desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado, olhar no espelho e vencer nossos desafios”, destacou Belatto.

Laura Mallmann/Divulgação

Dia da Paz

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Paz, será realizada uma apresentação sobre os quatro anos do Pacto Lajeado pela Paz. Depois, o público poderá assistir à palestra “Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz”, com o idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns. O evento acontece na próxima terça-feira, no auditório do Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3982-1262 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br.

Logo ods-16