Parceria entre curso Técnico em Alimentos e SIM de Lajeado auxilia empreendedores a oferecerem produtos seguros para consumo

Postado as 29/11/2023 09:17:16

Por Redação Univates

O curso Técnico em Alimentos da Universidade do Vale do Taquari - Univates firmou uma parceria com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Lajeado para auxiliar empreendedores locais a atenderem ao programa SIMplifica e possibilitar a inserção de estudantes no mercado de trabalho. A parceria oferece apoio e assessoria para elaboração e implementação de programas de autocontrole em empresas que contam com unidades de beneficiamento de produtos de origem animal.

No dia 13 de novembro, os alunos da disciplina Industrialização de Carnes, do Técnico em Alimentos, participaram de um bate-papo com a coordenadora do SIM de Lajeado, a médica veterinária Paula Luciana Kern, e a médica veterinária Joana Paludo. As profissionais apresentaram o cenário local, em que há empreendimentos, especialmente açougues, que fabricam produtos como cárneos temperados, hambúrgueres e empanados, entre outros. Mesmo em processos manuais ou com baixa utilização de equipamentos, é necessário o registro da empresa em órgãos da agricultura para fiscalização das atividades.

Divulgação

O Decreto Municipal 13.260, de 2023, que trata da adesão ao SIMplifica, tem como objetivos oportunizar a regularização desses estabelecimentos e garantir a segurança dos alimentos oferecidos ao consumidor. Conforme Paula, a parceria gera benefícios para alunos e empresas, mas principalmente para o consumidor, que encontrará maior diversidade de produtos, com qualidade e segurança para consumo.

Para a professora Jerusa Bruxel, a atividade aproxima a Universidade das necessidades da comunidade e contribui para o desenvolvimento de Lajeado. “É uma importante oportunidade para os alunos do curso Técnico em Alimentos da Univates vivenciarem a prática profissional. Além disso, há a possibilidade de inserção dos diplomados no mercado de trabalho como responsáveis técnicos dos estabelecimentos, já que o decreto prevê a possibilidade de profissional de nível técnico atuando nessa função”, afirma Jerusa.

Segundo Yessica Lamesi, aluna do Técnico em Alimentos, a conversa foi importante para despertar o interesse pela área. “Foi uma experiência bem bacana. Agradeço à professora, que nos ofereceu esse momento com tantos conhecimentos”, ressalta.

O coordenador do curso Técnico em Alimentos, professor Mariano Rodrigues, destaca que a parceria confirma o propósito de preparar os alunos para o mercado de trabalho e mostrar, em sala de aula, a realidade que os futuros profissionais irão encontrar no dia a dia. “Nosso grupo de professores busca sempre trazer experiências e situações reais para serem resolvidas em aula. Essa é a marca dos cursos técnicos da Univates”, complementa.

Saiba mais

Com o programa SIMplifica, os estabelecimentos podem manipular e/ou transformar artesanalmente carnes (tempero, recheio, molde etc.) para venda direta ao consumidor final, processo também chamado de “baixa industrialização” e/ou semielaborados. São produtos in natura que sofrem um processamento de baixa industrialização, com temperos naturais, sem uso de aditivos para prolongar sua vida útil.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação

Logo ods-17