Univates e Hassmann SA realizam evento de integração com jovens aprendizes

Postado as 28/11/2023 11:04:29

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Em um esforço conjunto entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Centro de Educação Profissional, e a Hassmann SA, de Imigrante, uma iniciativa tem transformado a formação profissional de jovens no Vale do Taquari: é o Projeto Jovem Aprendiz, desenvolvido pelas instituições.

A Univates oferta cursos por meio do Programa Jovem Aprendiz desde 2019. O projeto prevê a formação profissional dos estudantes nas dependências da Universidade, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras.

No último sábado, 25, a reitora da Univates, professora Evania Schneider e a diretora do CEP, professora Edí Fassini, participaram de um Café da Manhã de Integração na Hassmann SA, em Imigrante. Participaram os Aprendizes e seus pais, equipe de RH da empresa e tutores das atividades práticas.

A parceria entre Hassmann SA e Univates iniciou em 2022, com dois cursos: um na área de gestão e outro na área de TI. Para essa turmas, a maior parte das aulas acontece em Imigrante, com a cedência de espaço pela Municipalidade. E nos períodos de recesso escolar, os aprendizes participam de várias atividades no campus da Universidade, explorando práticas em diferentes laboratórios.

Divulgação/Univates

O programa Jovem Aprendiz tem o propósito de unir o conhecimento teórico com a experiência prática proporcionada pelas empresas parceiras. Essa sinergia tem permitido que os jovens desenvolvam habilidades para o mercado de trabalho, enquanto contribuem com atividades mais simples dentro das empresas e mergulham na cultura organizacional.

Inscrição para empresas

Para participar do Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, as quais fazem a seleção dos aprendizes e procedem sua contratação. Mais informações podem ser obtidas com o CEP da Univates, pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025.

Saiba mais

O Programa Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%. O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando ao desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho.

Logo ods