Univates entrega materiais desenvolvidos em parceria com a Sedur/RS para reconstrução habitacional em áreas afetadas pela enchente de setembro

Postado as 27/11/2023 12:45:46

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Semeia Emau da Universidade do Vale do Taquari - Univates firmou parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul (Sedur/RS) no mês de outubro deste ano, para auxílio no desenvolvimento de desenhos e documentos necessários para os municípios buscarem verbas federais para a reconstrução de habitações em áreas atingidas pela enchente do rio Taquari do mês de setembro.

O trabalho realizado pelo Escritório Modelo envolveu a confecção de ortomosaicos, com apoio do professor Rafael Eckhardt na montagem das fotos aéreas no Agisoft, uma ferramenta de fotogrametria, técnica que permite a geração de fotografias métricas, demonstrando a forma, as feições, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.

Divulgação/Univates

As imagens foram geradas por meio de drones pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Após o ortomosaico - mapa composto por diversas ortofotos unidas, como se fossem um quebra-cabeça - pronto, as casas afetadas foram georreferenciadas e identificadas como destruídas ou adjacentes, contando com o apoio dos laudos técnicos providenciados pela Sedur/RS e também com base no diálogo constante com a equipe técnica de cada município.

O material foi entregue para a Sedur por meio de link compartilhado. Assim todos os contemplados no estudo terão acesso ao conteúdo dos levantamentos e poderão adicionar os documentos necessários para encaminhamento de planos de trabalho municipais de reconstrução habitacional no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID.

Ao todo são 1.460 habitações identificadas em sete municípios, mapeadas na forma de conjuntos atingidos. Para completar a documentação, o sistema exige uma proposta esquemática de Intervenção de Baixo Custo, a ser implementada nas áreas onde ficavam as casas, para evitar novas ocupações em zonas de extremo risco.

Para isso, o Emau desenvolveu, em conjunto com o Escritório de Projetos de Reconstrução e Restabelecimento do Governo do Estado - EP2R e com auxílio da Sedur, um Documento Norteador para Propostas de Intervenções de Baixo Custo, que contempla quatro opções de modelos e respectivas planilhas orçamentárias de acordo com o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - Sinap, que cada município consegue personalizar e utilizar nos planos de trabalho referentes a esta meta.

Os materiais desenvolvidos e o documento norteador foram detalhados pelos professores Guilherme Osterkamp e Jamile Weizenmann e entregues para a Sedur e EP2R em uma reunião em 22 de novembro, na qual estiveram presentes os  municípios-foco e membros da Defesa Civil Estadual e Nacional.

Divulgação/Univates

Segundo a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Emau, este é um marco importante para o curso de Arquitetura e Urbanismo, que pôde, a partir da equipe de docentes, diplomados e discentes, contribuir com opções para a reconstrução das cidades atingidas, sobretudo na área da habitação, uma das prioridades, especialmente tendo em vista que a maioria da população atingida está em áreas de extremo risco.

Para a professora Betina Hansen, representante da Reitoria da Universidade no evento, a entrega oficial dos materiais desenvolvidos pelo Emau aos municípios atingidos pela enchente de setembro foi um momento muito importante e simbólico para a Univates, que, a cada ação junto à comunidade e municípios atingidos, reafirma o seu papel comunitário.

A equipe do Semeia Emau envolveu cinco diplomadas do curso: Ana Paula Feldens, Camila Ocana, Joseane Ludwig, Keila Turatti e Vanessa Horn, além dos funcionários Bruna Ruthner e Jeandres Rosa, das estagiárias Andreia Pires e Taylane Katz e dos docentes Guilherme Osterkamp, Rafael Eckhardt e Jamile Weizenmann.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods