Dois projetos da Univates são destaques no 24º Salão de Extensão da Ufrgs

Postado as 20/11/2023 10:31:26

Por Lais Pontin Matos

Divulgação/Acervo Pessoal

Projetos da Univates foram destaques no 24º Salão de Extensão da Ufrgs.

Na tarde de sexta-feira, 10 de novembro, ocorreu a cerimônia de entrega das premiações do 24º Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Dois projetos da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o Habitar Bem e o Interarte, receberam destaque. As ações foram apresentadas nas Sessões Tertúlias, parte da programação do evento que ocorreu durante toda a semana em Porto Alegre.

A professora Jamile Weizenmann coordena o projeto de extensão Habitar Bem, que realiza ações para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso à moradia digna e de qualidade. “Vale ressaltar que, neste último ano, firmamos parceria com o projeto Capacete Rosa, idealizado pela Associação Marines. Assim, também estamos trabalhando para qualificar as competências e habilidades das mulheres da comunidade para o mercado de trabalho na construção civil”, acrescenta a docente.

Jamile comenta que, embora o projeto Habitar Bem tenha sido reconhecido pela sua metodologia como um todo, as ações voltadas à comunidade-alvo do Capacete Rosa possibilitaram atender aos critérios de avaliação estabelecidos na Tertúlia temática sobre direitos humanos e universidade. “Acredito que receber o destaque é uma forma de reconhecimento e valorização do nosso projeto, da sua potência de transformação e impacto no território e no processo de formação integral do estudante”, destaca a professora.

Divulgação/Acervo Pessoal

Projeto Interarte foi premiado no 24º Salão de Extensão da Ufrgs.

O professor Augusto Alves está à frente do projeto Interarte, que objetiva formar elos entre a comunidade acadêmica e as comunidades carentes por meio da arte. “Estudantes voluntários de diversos cursos de graduação da Univates desenvolvem atividades artísticas de modelagem em escolas carentes da rede pública municipal de Lajeado. Além disso, também são realizadas pinturas murais nos espaços escolares, com mediação de artistas convidados e auxílio dos voluntários”, explica o professor.

No 24º Salão de Extensão da Ufrgs, o projeto Interarte foi premiado pela apresentação das ações desenvolvidas na Escola Criança Alegre, localizada no bairro Santo André, em Lajeado. “Os resultados foram tão positivos que a comunidade pediu que continuássemos atuando. Assim, acabamos desenvolvendo atividades de pintura no muro do pátio da escola e projetando e construindo uma ‘casa de brincar’ para as crianças”, comemora Alves.

“A premiação tem um grande significado para nós, pois nossos projetos ficaram entre os oito premiados na modalidade Tertúlias, sendo os únicos de fora da Ufrgs”, enfatiza Alves. Para a professora Jamile, “isso significa que estamos no caminho certo em nossa forma de compreender e trabalhar a extensão universitária. Estamos orgulhosos e motivados para seguirmos realizando nossas ações”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4