Lideranças da área da saúde de diversos locais do país debatem processos, qualidade e segurança assistencial, em Teutônia

Postado as 16/11/2023 13:02:09

Por Lucas George Wendt

Com informações do Grupo Independente

O Hospital Ouro Branco (HOB), em colaboração com a Agenda Executiva em Saúde e outras organizações de área dos vales do Taquari e Rio Pardo, realizou na sexta-feira (10), na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, em Teutônia, o 1º Workshop para discutir a eficiência, os processos, a qualidade e a segurança assistencial.

Um dos principais propósitos do evento é angariar recursos para apoiar o Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, e o Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, de Muçum, ambos atingidos pela enchente do Rio Taquari no início de setembro. O valor das inscrições, sendo R$ 150 por pessoa, foi direcionado integralmente para as instituições.

Divulgação/Univates

Conforme o diretor executivo do HOB, Paulinho Brand, o momento reúne 18 hospitais da da região. “Serão discutidos temas de extrema importância para elevar o nível de atendimento de qualidade dos nossos pacientes. E o Vale tem se destacado nesse sentido de fazer um bom SUS, mas também ampliar sua fatia de mercado em pacientes particulares de convênio. E o foco de ser um evento solidário aumenta ainda mais a importância do evento e desde já esperamos ter um ótimo dia e compartilhar com os nossos visitantes, muitos pela primeira vez em Teutônia”, relata.

O coordenador do evento e CEO do Hospital do Coração de São Paulo, Fernando Andreatta Torelly, disse que é um orgulho estar em Teutônia. “Nós temos hoje aqui palestrantes de hospitais de São Paulo, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, também vários dirigentes de hospitais da região. O objetivo que durante um dia a gente possa discutir temas importantes de gestão e saúde, para que a gente possa também trazer conhecimento, debater desafios de gestão e de uma forma bastante integrada e solidária com todo mundo aqui da região, a gente poder ajudar na qualificação das instituições que aqui atuam”, relata.

Questionado sobre como os métodos aplicados no Hospital do Coração em São Paulo podem contribuir para a vivência dos hospitais da região, Torelly disse que na prática tudo se resume em cuidar de pessoas. “Cuidar de gente na Avenida Paulista em São Paulo, cuidar de gente em Teutônia, no Vale do Taquari, gente é gente. Então a qualidade do atendimento, a qualidade do processo de gestão se aplica a todas as instituições. Eu sou gaúcho, estou trabalhando em São Paulo, trabalhei bastante tempo no Clínicas, no Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e nós entendemos que tudo que será debatido aqui, inclusive vários palestrantes são da região, que vão trazer cases da região para que a gente possa debater e todo mundo aprender com todo mundo”, ponderou.

Gabriela Hautrive/Independente

Após abertura oficial às 10h, evento seguiu com o primeiro debate sobre estratégias práticas adotadas por lideranças médicas para gerar transformação e alcançar a excelência em sistemas e serviços de saúde. Às 11h início a mesa para falar dos cenários e tendências da saúde, com pausa meio-dia para o almoço. Já às 15h aconteceu uma mesa com competências necessárias dos líderes em saúde, e às 16h o tema foi a qualidade, segurança e gestão assistencial na entrega de valor ao paciente.

Logo ods