Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora autora de obras infantis encanta alunos do Alfabeletrando de Garibaldi

Postado as 10/11/2023 11:41:01

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação

No dia 26 de outubro, a professora e autora de obras infantis Morgana Domênica Hattge marcou presença em uma das aulas do projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Garibaldi, para uma visita aos alunos, encerrando uma série de atividades relacionadas às suas obras "Por quê?" e Maria na Janela". A ação contou com a participação dos estudantes do turno da manhã do Alfabeletrando, que acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio.

Durante as semanas que antecederam a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os livros de Morgana Hattge. A partir deles, realizaram atividades diversas, como discussões em grupo, escrita criativa e até mesmo a criação de uma janela gigante, que se tornou um símbolo da visita da autora. Os estudantes, ansiosos para o encontro com Morgana, prepararam questionamentos para a autora, resultando em uma interação significativa entre leitores e escritora. 

A visita culminou com a oportunidade de os alunos tirarem fotos com Morgana Hattge e homenageá-la pelo impacto de suas obras. A janela, criada em homenagem à história "A Maria na Janela", tornou-se um cenário para as fotografias, simbolizando o encontro entre os jovens leitores e a autora.

“Por quê?”

O livro “Por quê?”, de Morgana Domênica Hattge, é um elogio às perguntas das crianças, os famosos porquês, muitas vezes amados e em certos momentos temidos pelas famílias. “No livro ilustrado, a imagem não representa o que está escrito, simplesmente, mas acrescenta outras nuances à história, traz elementos novos e convida o leitor a demorar-se na fruição do livro”, explica a professora.  Morgana destaca que as perguntas das crianças são genuínas, não são perguntas retóricas. “Elas nos dão a chance de ver o mundo de novo com um olhar de primeira vez. O livro quer celebrar o encantamento das crianças, a curiosidade. Mas, para além disso, a história provoca os adultos a pensarem acerca da necessidade vital que temos de perguntar. Ainda, “Por quê?” quer mostrar a potência da infância e convidar os adultos a uma escuta atenta e sensível das crianças com as quais convivem”, detalha ela sobre a obra.  

“Maria na Janela”

O livro “Maria na Janela”, publicado em 2021 e reimpresso em 2022, fala de uma menina que passa seus dias na janela a observar quem passa e a imaginar as histórias de quem ela vê. Mas, no dia em que se vê refletida no espelho da carrocinha de um vendedor ambulante, Maria passa a imaginar a si mesma vivendo outras histórias. O livro busca instigar o leitor a visualizar o quanto a imaginação das crianças pode ser uma janela para o mundo. 

Conheça a trajetória de Morgana 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2002), especialização em Gestão Educacional - administração, orientação e supervisão pela Faculdades de Taquara (2004), mestrado (2007) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora adjunta na Univates, onde também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). 

Tem interesse de pesquisa especialmente nos seguintes temas: gestão e políticas educacionais, inclusão, diferenças, currículo e formação de professores, estudos decoloniais. Possui experiência docente em escolas regulares em todos os níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior). Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão (Gepi/Unisinos/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq). Além das atividades acadêmicas, se dedica à escrita literária voltada para o público infantil. 

Logo ods