Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ana Paula Vieira Labres

Estudante de Jornalismo na Univates é uma das vencedoras do Primeira Pauta RBS 2023

Postado as 10/11/2023 11:40:58

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Cerca de 160 acadêmicos de cursos de Jornalismo entre o primeiro e o oitavo semestre de 21 faculdades gaúchas de todas as regiões do Estado se cadastraram no Primeira Pauta RBS 2023. Na primeira etapa, os jovens enviarem um vídeo contando brevemente sua história e respondendo por que gostariam de participar do projeto. 

Na segunda etapa, os finalistas deveriam enviar, até 25 de outubro, uma reportagem em texto, que será avaliada por jornalistas do conglomerado midiático. Foram analisados por especialistas critérios como objetividade, clareza, criatividade e qualidade jornalística nesta produção. Análise selecionou uma das estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates que postulava uma vaga. A jovem Ana Carolina Lorenzini foi uma das cinco vencedoras - resultado divulgado hoje, 6 de novembro.   

Os vencedores participarão da Semana Primeira Pauta, entre 20 e 24 de novembro, quando realizarão uma imersão nas redações da empresa, que é o maior grupo de comunicação em atuação no RS. Ao final do período, cada um deverá entregar uma reportagem em áudio, texto e vídeo, feita sob supervisão de profissionais do Grupo RBS. Após a conclusão desta experiência, um dos estudantes se tornará estagiário da empresa. A iniciativa anual visa identificar talentos nas universidades gaúchas e abre portas para os alunos conhecerem o dia a dia de uma redação.

“Não tiro o sorriso do rosto desde segunda-feira”

Divulgação/Acervo pessoal

Ana diz que “é uma sensação muito boa estar entre as vencedoras, principalmente por ser a única representante de uma universidade do Vale do Taquari. Além de ser algo que eu queria muito pela experiência e oportunidade, foi um processo que me permitiu quebrar algumas barreiras pessoais”, destaca a jovem. “Um exemplo foi a gravação do vídeo de inscrição. Meu forte não é falar em frente a câmera, eu travo. Então ver o vídeo pronto e, acima disso, ter passado com ele para a segunda fase já era uma alegria imensa”. 

A estudante diz que, com a escrita, é mais familiarizada, mas nem por isso o processo deixou de ser um desafio. “Encontrar uma pauta que, além de interessante e inédita, que fosse possível fazer um desenvolvimento legal, me tirou um pouco de sono, não nego, mas não deixou de ser um processo gostoso. Ainda mais agora vendo o que esse texto me proporcionou”. 

“Não tiro o sorriso do rosto desde segunda-feira. E, de um modo geral, mesmo que ficasse apenas entre os 15 selecionados, já estaria realizada. Agora, estando entre as cinco vencedoras, me sinto, mais ainda, feliz e animada para o que vem por aí. Vão ser cinco dias intensos de muito aprendizado que tenho certeza que irão agregar em muitos aspectos importantes para minha vida profissional e acadêmica. Esse processo todo contribui para um acúmulo de conhecimentos, uma bagagem que fica, de um jeito ou de outro, para sempre com nós”, complementa a jovem. 

Logo ods-4