Baja Univates Team participa da 20ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sul 2023

Postado as 10/11/2023 09:17:16

Por Lais Pontin Matos

Divulgação/Baja Univates

Baja Univates Team representou a Instituição na competição.

A equipe Baja Univates Team, formada por 12 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participou da 20ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sul 2023 entre os dias 3 e 5 de novembro, na cidade de Criciúma, Santa Catarina. Os acadêmicos foram desafiados a desenvolver um veículo off-road, desde a sua concepção até a fase de testes.

Neste ano, a equipe foi liderada pelo estudante de Engenharia Mecânica Lucas Biolchi e também contou com o apoio do professor orientador Rafael Farias Garcia. O acadêmico conta que, ao ingressar na Universidade, logo se envolveu com as atividades do Baja, oferecidas na Univates desde 2012. “Na minha visão, o projeto é uma ferramenta disponibilizada pela Instituição para que consigamos alcançar nossos objetivos como engenheiros”, destaca.

Participar das atividades do Baja na Univates fez com que Biolchi desenvolvesse, além das competências técnicas necessárias à sua profissão, algumas soft skills que o ajudaram a motivar sua equipe durante a competição. “Aprender a trabalhar em grupo me trouxe amadurecimento. Busquei gerir as pessoas da melhor maneira possível, sempre procurando respeitar as diferenças culturais e os hábitos dos meus colegas e administrar os conflitos internos. Meu desejo era que todos conseguissem alcançar seu potencial máximo e aproveitar a oportunidade que estavam tendo”.

A liderança de Biolchi e o esforço do time fizeram a diferença. “A experiência que tivemos foi única. Obtivemos resultados que não esperávamos e ótimos feedbacks dos juízes avaliadores. Agora vamos aperfeiçoar ainda mais nosso projeto para que, no ano que vem, consigamos ficar entre as cinco melhores equipes da competição”, explica. Vale mencionar que a equipe vencedora do Baja SAE BRASIL Etapa Nacional é convidada a participar de uma disputa internacional nos Estados Unidos.

Baja SAE Brasil Etapa Sul aconteceu em Santa Catarina.

Divulgação/Baja Univates

Saiba mais sobre o Baja e a Competição Baja SAE BRASIL

O Baja é um projeto internacional que consiste na construção de um veículo off-road para competição. O desafio é voltado aos estudantes de Engenharia com o objetivo de que apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula e se preparem para o mercado de trabalho.

Os acadêmicos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representam as instituições de ensino em que estudam. Essas equipes são desafiadas anualmente a participar das competições regionais (Etapa Sul, Sudeste e Nordeste), durante as quais os juízes avaliam e atribuem pontuações aos projetos apresentados.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-9