Univates analisa imagens captadas por drones para identificação de áreas afetadas pelas enchentes no Vale do Taquari

Postado as 07/11/2023 12:32:44

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Com informações do Governo do RS

A Casa Militar - Subchefia de Proteção e Defesa Civil coordenou uma equipe que realizou, com o apoio de drones (aeronaves pilotadas remotamente), o levantamento fotográfico das áreas de oito municípios do Vale do Taquari afetadas pela enchente que atingiu a região em setembro. As imagens – captadas por integrantes da Defesa Civil estadual, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar – estão sendo utilizadas por profissionais do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. As imagens processadas são empregadas na elaboração de ortomosaicos (mapa composto por diversas fotos) das áreas afetadas.

O material auxiliará os municípios na elaboração dos planos de trabalho para restabelecimento, iniciativa que tem sido apoiada pelo Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R), da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Escritório de Projetos do governo do Estado. A elaboração dos planos de trabalho conta ainda com a participação transversal de integrantes de outras secretarias de Estado: Casa Militar - Defesa Civil, Assistência Social, Meio Ambiente e Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, Logística e Transportes, Desenvolvimento Urbano, Comunicação e Obras Públicas.

Divulgação/Governo do RS

As equipes atuaram por cinco dias em oito municípios: Arroio do Meio, Muçum, Encantado, Lajeado, Estrela, Roca Sales, Santa Tereza e Cruzeiro do Sul, realizando sobrevoos e captação das fotografias dos conjuntos habitacionais afetados pela enchente.

“Com os ortomosaicos prontos, realizamos a identificação georreferenciada das casas, gerando um documento com a imagem aérea do antes e depois do evento climático. Isso permitirá aos municípios a organização dos planos de trabalho de conjuntos e a busca de verbas para reconstrução das habitações e intervenções de baixo custo, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres”, explica a coordenadora do Emau, professora Jamile Weizenmann. “Nos municípios que identificaram conjuntos afetados, mais de 20 áreas foram levantadas por drones pela Defesa Civil e equipes de apoio na última semana”.

Divulgação/Governo do RS

“A intenção é agilizar todos os documentos para que os municípios possam encaminhar as propostas da forma mais completa possível, dentro dos prazos previstos. Isso agilizará a adoção de medidas para apoiar as populações que foram afetadas”, destaca o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Logo ods