Tecnovates e Hospital Ouro Branco firmam parceria que dá início ao Hub Tecno Saúde

Postado as 26/10/2023 10:17:52

Por Natalia Nissen

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, assinaram um contrato de parceria externa que marca o início do Hub Tecno Saúde do Tecnovates. A colaboração entre as instituições foi oficializada no dia 20 de outubro, durante a reunião mensal do Conselho de Administração da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) com a diretoria executiva da casa de saúde. Também participaram do encontro a reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, e a gerente administrativa do Tecnovates, Cristiani Reimers.

O HOB é o primeiro hospital a integrar o Hub Tecno Saúde do Tecnovates, uma iniciativa que deve ser implantada em 2024, conforme projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). O hub pretende estimular o surgimento de novas startups e a formação de empreendedores dedicados às tecnologias para a área da saúde, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços, bem como o aprimoramento de processos.

Divulgação

Segundo Evania, a parceria é fundamental para construir propostas de inovação na área da saúde e em demais áreas interligadas com a Universidade. Durante a reunião, Cristiani detalhou aos conselheiros do HOB um rol de benefícios a serem usufruídos pelos colaboradores do hospital e todas as possibilidades de interação com a pesquisa científica e com o ecossistema de inovação do Parque. O Tecnovates conta com mais de 100 empresas vinculadas, desde incubadas e residentes a associadas externas, criando um ambiente propício à colaboração e ao compartilhamento de boas práticas e tecnologias.

José Paulinho Brand, diretor executivo do HOB, garante que o hospital está comprometido em disponibilizar sua infraestrutura e equipe de profissionais para apoiar startups na validação de modelos de negócios e soluções na área da saúde. O HOB recebeu, no início deste mês, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível máximo de excelência. O reconhecimento é importante para que a casa de saúde obtenha recursos, avance em projetos de qualificação e crescimento, além de focar no processo de migração para a alta complexidade.

Para o presidente da ABOB, Marco Aurélio Weber, este é um passo significativo para as ações estratégicas do hospital. “É um momento de grande expectativa para o desenvolvimento de soluções que visam ao bem-estar das comunidades e à excelência no atendimento médico”, ressalta.

Divulgação

Hub Tecno Saúde

O conceito de inovação aberta será utilizado como norteador de ações desenvolvidas no hub, aproximando startups de empresas já consolidadas na área de foco. Conforme a gerente administrativa do Tecnovates, o Hub Tecno Saúde reforça a estrutura e os equipamentos dedicados à área estratégica, contemplando a instalação de um coworking e de um Hospital de Simulação que integrará um FabLab dedicado à área de desenvolvimento de tecnologias para a saúde e laboratórios de simulação para testagem de novas tecnologias e metodologias. Em breve outras instituições e empresas vinculadas às áreas de saúde, de engenharia e de tecnologias devem integrar-se ao Hub.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17