5ª Feira Estadual de Ciências Univates e 12ª Feira de Ciências Univates incentivam a pesquisa entre jovens estudantes

Postado as 18/10/2023 08:41:14

Por Natalia Nissen

Estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico de diversas cidades gaúchas participam, nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, da 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 12ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa e tecendo redes interdisciplinares. Os eventos fomentam a difusão e a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento, valorizando a interação dos objetos de estudo com as demandas socioambientais e tecnológicas em uma perspectiva inclusiva, empreendedora e interdisciplinar.

Escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul inscreveram seus projetos, dos quais 100 foram selecionados para apresentação. Os trabalhos são distribuídos em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); e Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, incluindo o Curso Normal e Ensino Técnico/Pós-Médio.

Natalia Nissen

Neste ano, participam estudantes de escolas de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Capitão, Caxias do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Esteio, Estrela, Feliz, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Monte Belo do Sul, Montenegro, Nova Bréscia, Nova Hartz, Pareci Novo, Portão, Porto Alegre, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, São Bonifácio, São Sebastião do Caí, Teutônia, Tramandaí, Travesseiro e Venâncio Aires. As atividades acontecem no Complexo Esportivo da Univates e são abertas à comunidade.

Realização

A realização das Feiras é da Univates, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

Mais informações sobre a 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 12ª Feira de Ciências Univates podem ser obtidas no site univates.br/evento/feira-de-ciencias, pelos e-mails feiradeciencias@univates.br ou eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.

Natalia Nissen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-15