Inhotim

Nicolas de Camaret

Professores da Univates partem para missão docente no Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG

Postado as 11/10/2023 13:38:58

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Divulgação/Univates

Grupo completo que participará das formações

Vinte professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates foram escolhidos para participar de quatro Missões Docentes distintas, com destinos que incluem o Instituto Inhotim, em Minas Gerais; a Unicamp, em São Paulo; e instituições no México e na Espanha.

A primeira dessas missões está programada para ocorrer de 11 a 15 de outubro de 2023, no Instituto Inhotim, em Brumadinho, MG. Seis professores foram selecionados para esta primeira etapa: Carolina Becker Pôrto Fransozi (Engenharias), Fabiane Olegário (Pedagogia), Guilherme Osterkamp (Arquitetura e Urbanismo), Silvane Fensterseifer Isse (Educação Física), Sofia Royer Moraes (Engenharias) e Rosiene Almeida Souza Haetinger (Letras).

Professora Silvane Fensterseifer Isse

Professora Silvane Fensterseifer Isse

Professora Caroline Becker Porto Fransozi

Professora Fabiane Olegário

Professora Sofia Royer Moraes

Professora Rosiene Souza Almeida Haetinger

Antônio Luiz Marini Marchi

O processo seletivo dos docentes que participarão ocorreu por meio de um edital aberto a todos os professores de graduação da universidade, no qual os docentes submeteram projetos para avaliação por comissões dedicadas, incluindo a participação de professores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung. Das 36 candidaturas recebidas, 20 professores foram escolhidos com base em critérios que visam aprimorar a qualidade dos cursos e da docência, promovendo a qualificação docente e o desenvolvimento de métodos de ensino inovadores, bem como estabelecendo parcerias com instituições de renome.

Os vinte professores envolvidos nas Missões Docentes passaram por quatro encontros de formação pedagógica preparatórios antes das viagens, abordando tópicos relevantes para o desenvolvimento de repertórios conceituais que enriquecerão suas práticas docentes.

Professor Tiago Weizenmann

Primeira missão

O professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAP), detalha a iniciativa. A primeira Missão Docente, com destino ao Instituto Inhotim, tem como objetivo proporcionar uma imersão em ambientes que abordam temas relacionados às artes e à conservação ambiental. O Instituto Inhotim, conhecido como o maior museu a céu aberto do mundo, oferecerá aos professores da Univates a oportunidade de participar de experiências singulares.

A intenção é que os docentes possam adquirir novos conhecimentos que possam influenciar positivamente suas abordagens pedagógicas. Além do contato com a arte e a natureza, os professores terão a oportunidade de dialogar com responsáveis pelas atividades educativas do Instituto Inhotim, explorar a região circundante, incluindo a visita a uma comunidade quilombola, bem como conhecer artesãos locais e outros pontos característicos da área. Além disso, está prevista uma programação cultural na capital mineira, Belo Horizonte, onde os professores também participarão de atividades culturais.

Conhecendo o Instituto

O Instituto Inhotim, é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais desde 2008. É uma entidade sem fins lucrativos mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, recursos provenientes de bilheteria e a realização de eventos. Este museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, concebido pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz desde a década de 1980, se tornou um dos maiores museus a céu aberto do mundo, abrigando uma coleção de aproximadamente 1.862 obras de mais de 280 artistas de 43 países. Essas obras são exibidas tanto ao ar livre quanto em galerias, em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, originárias de diversos cantos do mundo.

Próximas missões

As próximas Missões Docentes estão agendadas para o México em março de 2024, Espanha em abril de 2024 e Unicamp em maio de 2024.

Logo ods