Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra apresenta oportunidades sustentáveis para o agronegócio familiar

Postado as 03/10/2023 15:21:15

Por Natalia Nissen

Alunos do curso Técnico em Agronegócio da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram de uma palestra com o tema “Oportunidades sustentáveis para o agronegócio familiar”, ministrada pela engenheira agrônoma Luiza Mantiça Kreimeier. A atividade aconteceu no dia 25 de setembro e teve como objetivo divulgar tendências como a raw food (comida crua, em tradução literal), além do uso de subprodutos que não são comumente valorizados.

Luiza apresentou exemplos de embalagens alternativas para enfatizar o conceito desses produtos, mostrando como elementos por vezes colocados em segundo plano nas propriedades podem esconder oportunidades, especialmente quando conciliados com o potencial turístico da região do Vale do Taquari.

Divulgação

No Rio Grande do Sul, a produção é extremamente intensiva, focada em processos relacionados à proteína animal ou em culturas que necessitam de aplicação mais especializada de mão de obra. Ao mesmo tempo que tecnologias modernas auxiliam na agricultura mais extensiva, como o uso de máquinas orientadas por satélite, na agricultura intensiva da pequena propriedade a tecnologia permite o aumento de produtividade e, principalmente, o surgimento de novas alternativas de produção.

De acordo com a engenheira agrônoma, a tecnologia permite produções comerciais de alguns produtos em espaços extremamente pequenos, seguindo um conceito de produção orgânica e sustentável. Luiza citou como exemplo a produção de microverdes (ou baby leaf), um produto de alto valor agregado. “Hoje são produtos sem produção suficiente na região Sul. Restaurantes e estabelecimentos comerciais chegam a trazer os microverdes de distâncias de mais de 100 km por não encontrarem opção de fornecimento local”, acrescentou.

Além de produtora de microverdes, Luiza também é coordenadora de Sustentabilidade da Alliance One e já atuou na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Na conversa com os alunos, a especialista compartilhou suas experiências e discorreu sobre temas como o processo de acompanhamento de produtores na empresa e oportunidades na área do empreendedorismo e-tech. “Para quem deseja empreender no agro, há muitas oportunidades, tanto para adquirir conhecimento e aplicá-lo na propriedade quanto para auxiliar na estruturação de novos modelos e processos de produção”, ressaltou. 

O que são microverdes

São plantas muito jovens, pequenas, colhidas quando brotam as primeiras folhas (folhas cotiledonares e primeira folha verdadeira). Embora tenham tamanho reduzido (5 a 10 cm), são altamente nutritivas e produzidas a partir de sementes de hortaliças, ervas aromáticas, cereais e leguminosas.

Divulgação

Inscrições abertas

O Técnico em Agronegócio é uma das opções de formação com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2024. O curso é voltado para quem tem interesse em se qualificar na área de negócios da agricultura e pecuária. Clique aqui para saber mais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 3714-7043 ou no site univates.br/tecnicos/inscricao.

Univates abre inscrições para concorrer a bolsas de estudo nos cursos técnicos

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-11