Seminários sobre Formação Pedagógica & Pensamento Nômade acontecem em novembro na Univates

Postado as 03/10/2023 10:19:30

Por Lais Pontin Matos e Lucas George Wendt

Divulgação Univates/Nicole Morás

Seminário Nômade, edição de 2017.

A terceira edição do Seminário Internacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade e o IV Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade iriam ocorrer na Universidade do Vale do Taquari - Univates em setembro. Contudo, em razão das cheias, os eventos tiveram de ser adiados e agora acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de novembro. O I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino vai integrar a programação do encontro pela primeira vez.

Destacando a relevância do papel do professor na sociedade contemporânea, os seminários exploram a ideia de que a sala de aula é mais do que um espaço físico de instrução. Ela é um ambiente onde as interações humanas, a ética, a estética e a política se encontram e se entrelaçam, moldando a maneira como os indivíduos aprendem e se relacionam com o conhecimento.

Com foco na temática “Aula como Espaço Ético-Estético-Político”, esta edição dos Seminários destaca a importância da presença e do compromisso do professor no processo de ensino. Os eventos propõem a reflexão sobre como o ensino não é apenas um ato técnico, mas também um ato ético e político, que influencia diretamente a maneira como as gerações futuras interagem com o mundo.

Para obter informações sobre inscrições e submissões de trabalhos e conferir detalhes da programação dos Seminários, basta clicar aqui. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail seminarionomade@univates.br.

Destaques da programação

A programação dos eventos conta com palestras, painéis, comunicações orais e até mesmo apresentações artísticas, que enriquecerão as discussões e promoverão um ambiente propício para o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, professores e demais interessados na área educacional.

Veja alguns dos destaques:

20/11 - Abertura do I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino

Palestra de abertura “Os poucos usos e os muitos abusos das pesquisas em Ensino e Educação”, a ser ministrada pelo doutor Gustavo Fischman, professor titular no Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University, nos EUA.

Abertura do III e IV Seminário Formação Pedagógica & Pensamento Nômade

Palestra de abertura “Qual o convite que endereço ao outro quando o convido a estudar?”, a ser ministrada pelo doutor Tiago Almeida, professor da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL), de Portugal.

21/11 - Painel sobre Escutas, Escritas e Invenção na Docência, com a participação das doutoras Ester Maria Dreher Heuser (Universidade Estadual do Oeste do Paraná ‒ Unioeste) e Rosimeri de Oliveira Dias (Universidade do Estado do Rio de Janeiro ‒ UERJ).

Painel sobre Aula Nômade: Territórios Desviantes entre Paisagens de Saberes Moventes, com a presença do doutor Alexandre Filordi de Carvalho (Universidade Federal de Lavras ‒ UFLA) e da doutora Eliana da Costa Pereira de Menezes (Universidade Federal de Santa Maria ‒ UFSM).

22/11 - Painel sobre Utensílios-para-uma-aula, com a participação do doutor Luciano Bedin da Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Ufrgs) e da doutora Fernanda Omelczuk Walter (Universidade Federal de São João del-Rei ‒ UFSJ).

Seminário Nômade, edição de 2017.

Divulgação Univates/Artur Dullius

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4