Univates divulga nova versão do Manual de Trabalhos Acadêmicos, atualizada conforme novas normas da ABNT

Postado as 29/09/2023 12:15:23

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates apresenta o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos, conforme a NBR 10520/2023, atualizada em julho deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma padroniza a indicação das citações nos diferentes tipos de documentos, incluindo a produção acadêmica nacional. A partir de outubro, todos os trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (teses, dissertações e TCC) entregues na Univates devem seguir a nova edição do Manual. O material pode ser conferido neste link.

Confira as principais mudanças

- A quinta edição do manual, de autoria da professora Beatris Francisca Chemin e editado com a colaboração da Biblioteca Univates, tem entre suas principais alterações o uso de maiúsculas e minúsculas ao indicar autoria dentro dos parênteses, ao invés da grafia toda em caixa alta. São exemplos (Piaget, 1975, p. 95) e (Rio Grande do Sul, 2019, p. 9).

- A indicação de autoria de citação com mais de quatro autores pode ser reduzida no texto com a expressão et al. (em itálico). Na referência, devem constar todos os autores.

Por exemplo, no texto: (Pretto et al., 2018, p. 197).

Nas referências: PRETTO, Fabrício; LAGEMANN, Carlos H.; FRANZEN, Evandro; MEINHARDT, Cristian; SCHMITZ, Rebeca J.; DAL MÁS, Natália; WEIAND, Raphael P.; SCHORR, Maria C. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 10, n. 4, p. 197-216, 2018. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2038/1455. Acesso em: 2 jan. 2020.

- Já nas citações diretas de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção, como, por exemplo: (Buss; Oliveira, 2020, local. 109) Se não houver localizador, deve ser usada a expressão “texto digital”: (Buchalla; Lopes; Magalhães, 2008, texto digital).

- Outra alteração apresentada pela NBR 10520/2023 é o uso do ponto final para encerrar a frase e não mais a citação, como na frase a seguir: A esse respeito, “a formação lógica da criança evidencia fatos essenciais na sua linguagem” (Piaget, 1975, p. 95).

- Também no caso de utilização de informação verbal (não publicada formalmente), obtida em eventos como palestras e seminários, os dados devem ser indicados no texto ou em nota explicativa. O Manual da Univates ainda detalha, em seu tópico 6.3.4.2, a expansão do sistema numérico, mais uma novidade da norma.

Caso você tenha dúvidas, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981. Confira as novidades da Biblioteca também no aplicativo da Biblioteca, no Facebook ou no Instagram.

Logo ods