Alunos do Técnico em Agronegócio da Univates discutem experiências em agricultura regenerativa

Postado as 22/09/2023 14:17:54

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

O mundo da agricultura está passando por uma transformação significativa, à medida que a sociedade se torna cada vez mais consciente da importância da responsabilidade socioambiental e da produção de alimentos saudáveis. Nesse contexto, alunos da disciplina de Agroecologia e Práticas Produtivas Sustentáveis, do Curso Técnico em Agronegócio da Universidade do Vale do Taquari - Univates, se reuniram na última segunda-feira para debater e explorar as técnicas sustentáveis de produção na agricultura regenerativa.

Divulgação/Univates

Enquanto a tecnologia no campo tem tradicionalmente se concentrado na melhoria do produto final e no aumento da produtividade, a agricultura regenerativa visa a minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e fornecer produtos saudáveis, livres de contaminantes e resíduos. Este campo de estudo tem atraído a atenção de profissionais e pesquisadores em todo o mundo, levando ao desenvolvimento de novas técnicas e abordagens.

Durante a palestra realizada com o Engenheiro Agrônomo Uiliam Mendes Porsche, do Sítio Girassol, em Estrela, o profissional compartilhou sua experiência no acompanhamento do trabalho com permacultura no centro do país. Em propriedades no Distrito Federal (Brasília), que contam com a orientação de órgãos de assistência técnica do governo e da Universidade de Brasília (UnB), estão sendo produzidos alimentos orgânicos usando práticas de manejo agrossilvipastoril e de agrofloresta. Essas técnicas visam a produção sustentável, aproveitando todos os elementos da propriedade e alcançando um aproveitamento de mais de 300% da área produtiva em comparação com o cultivo tradicional.

O Sítio Girassol também está liderando iniciativas na região do Vale do Taquari, focadas na produção orgânica e na agricultura agroecológica. Embora essas iniciativas ainda estejam em estágios iniciais, já estão mostrando resultados promissores. Porsche acredita que, em alguns anos, sua propriedade em Teutônia poderá se tornar completamente sustentável.

Os alunos presentes na palestra ficaram inspirados com esses exemplos de agricultura regenerativa e perceberam que é possível desenvolver práticas agrícolas sustentáveis. A tecnologia está disponível e os experimentos bem-sucedidos na região servem como referência para produtores que desejam adotar essas técnicas inovadoras em suas próprias propriedades.

A permacultura, uma parte fundamental desse movimento, visa criar ambientes humanos sustentáveis usando princípios ecológicos e práticas agrícolas e sociais que se assemelham aos ecossistemas naturais. Esse enfoque está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU, onde o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais sustentáveis é uma prioridade global.

A Univates, juntamente com outras universidades, apoia esses objetivos globais e continuará a promover a pesquisa e o ensino de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo assim para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável.

Divulgação/Univates

Logo ods