Professor, estudante e diplomado da Univates criam portal para ajudar na localização de animais perdidos durante enchente

Postado as 21/09/2023 12:32:44

Por Lais Pontin Matos

Divulgação Portal Pets do Vale do Taquari

Plataforma ajuda a localizar animais que se perderam durante enchente.

Um professor, um estudante e um diplomado do curso de Engenharia de Software da Universidade do Vale do Taquari - Univates criaram uma plataforma com o objetivo de ajudar a localizar animais que acabaram se perdendo durante a enchente que atingiu a região no início do mês. Idealizado por Fabrício Pretto, Mateus Roveda e Zeno Sbardellotto Júnior, o Portal Pets do Vale do Taquari conta com o apoio de 13 voluntários que estão atuando para cadastrar os animais desaparecidos e acolhê-los, contatar seus tutores e produzir conteúdos para a rede social do site.

Divulgação Acervo Pessoal

Professor Fabrício Pretto foi um dos idealizadores do Portal.

Conforme explica Pretto, que, além de docente, também é coordenador do CRIE_TI, o lançamento do Portal aconteceu de maneira rápida e surgiu como uma demanda natural no contexto das medidas pós-cheia. “Colocamos o site no ar, recrutamos os voluntários (estudantes e diplomados de diferentes cursos da IES), montamos o time, criamos um perfil no Instagram e entramos em contato com algumas organizações não governamentais (ONGs) que trabalham localizando animais perdidos”. O professor acrescenta que as ações desenvolvidas pelo grupo têm surtido um ótimo resultado, ressaltando que, até agora (21/09), 28 pets já foram encontrados e devolvidos aos seus donos.

Se você encontrou um pet ou perdeu o seu, deve entrar em contato com algum dos voluntários clicando aqui. Eles farão o possível para ajudá-lo.

“Ao criar o Portal, vi uma oportunidade de ajudar a região na qual vivi por tantos anos”

Atualmente morando em Porto Alegre, Sbardellotto comenta que participar de um projeto social em um momento tão crítico tem sido muito gratificante para ele. “Ao criar o Portal, vi uma oportunidade de ajudar a região na qual vivi por tantos anos. Como engenheiro de software, entendo que preciso aplicar meus conhecimentos para buscar soluções que beneficiem a comunidade”, pontua.

O profissional destaca que pensar no bem-estar dos pets durante situações de crise é fundamental.

Divulgação Acervo Pessoal

Como percebo que, às vezes, os animais são negligenciados, postos em segundo plano, senti ainda mais motivação para viabilizar o projeto o quanto antes
Zeno Sbardellotto Júnior, um dos idealizadores do Portal.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods