Semeia EMAU da Univates auxilia na reconstrução de cidades da região do Vale do Taquari

Postado as 19/09/2023 10:38:25

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Na última semana, o Semeia EMAU - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, deu início a iniciativas para contribuir com a reconstrução do Vale após a recente cheia que a região enfrentou. Essas ações visam fornecer apoio à região que busca se recuperar dos eventos que devastaram cidades como Muçum e Roca Sales.

Uma frente de trabalho envolve o auxílio à Defesa Civil no mapeamento detalhado das áreas afetadas em vários municípios. Isso inclui a criação de desenhos detalhados e a sobreposição de imagens capturadas antes e depois do desastre. Esse esforço de documentação abrangente será importante para compreender a extensão dos danos e planejar o processo de reconstrução.

Divulgação/Univates

Além disso, o escritório Semeia se uniu à equipe de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur/RS), sob a liderança do secretário Rafael Mallmann. Nesse sentido, o papel envolve assistência no local para levantamento das residências atingidas pelas recentes enchentes. Essa abordagem prática inclui fotografar e documentar as estruturas afetadas em colaboração com as equipes estaduais e municipais.

Nesta semana, a equipe do Semeia está ativamente apoiando a cidade de Arroio do Meio, Roca Sales, e outras conforme demanda da equipe da Sedur/RS,  mobilizando graduados, estudantes, professores e equipe do Escritório Modelo para auxiliar nos esforços de recuperação.

Divulgação/Univates

A professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Semeia EMAU, enfatiza a importância desse esforço colaborativo entre a universidade, as autoridades estaduais e o governo. Ela considera esse trabalho coletivo, focado na coleta de dados e na produção de materiais, como uma contribuição fundamental que agilizará a capacidade dos municípios de reunir a documentação necessária rapidamente. Essa documentação é importante para acessar os recursos necessários à reconstrução do Vale, com ênfase especial no setor habitacional, que é atualmente uma das principais prioridades.

Estudantes e ex-alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, bem como de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, interessados em apoiar essas iniciativas, são incentivados a entrar em contato com o Escritório por meio do e-mail emau@univates.br. O escritório está organizando escalas de trabalho para as próximas semanas, visando maximizar a assistência à recuperação da região.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods