Natalia Nissen

Univates sedia a coordenação da Operação Taquari, do Exército Brasileiro, para atendimento às vítimas das cheias na região

Postado as 13/09/2023 14:50:17

Por Lucas George Wendt

Desde o começo da semana passada o Complexo Esportivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates está sediando, em Lajeado, a Base do Centro de Coordenação e Controle da Operação Taquari, de onde o Exército Brasileiro tem coordenado as ações de enfrentamento às consequências das cheias no Vale do Taquari e regiões no entorno. O Estádio Olímpico está sendo usado para pouso e decolagem de helicópteros desde a semana passada, como o que trouxe à região o Presidente da República em Exercício Geraldo Alckmin, no último domingo (10). O Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, também esteve na região no domingo.

O Quartel General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, foi acionado para dar início à Operação Taquari ainda durante as cheias do Rio, entre a segunda (4) e a terça (5). Tropas da Marinha, Exército e Força Aérea estão atuando na região para atender às chamadas de apoio, tendo por base a estrutura da Univates.

Em coordenação com a Defesa Civil, os militares das Forças Armadas já auxiliaram nos trabalhos de buscas, resgates e auxílio de transporte. Além disso, também estão fornecendo alimentos (rações operacionais) aos bombeiros e demais órgãos que trabalham na ajuda às vítimas das enchentes. Em atendimento à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, o Exército enviou médicos para atuar no atendimento da regulação pré-hospitalar de urgência junto ao Departamento de Regulação do Estado (DRE)/SAMU.Os militares estão concentrados no Vale do Taquari e Serra, nos municípios de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul.

Divulgação/Univates

O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, esteve nas áreas afetadas pelas cheias, no Vale do Taquari, nesta terça-feira (12). Em Lajeado, foi à Base do Centro de Coordenação e Controle da Operação Taquari e encontrou com a reitora da Univates, professora Evania Schneider. Na ocasião, entregou um registro simbólico pela atuação da Universidade no enfrentamento às consequências das cheias na região do Vale do Taquari.

“Esse é um reconhecimento que recebo em nome da Instituição e que dedico a todos os funcionários e estudantes que estão incansavelmente atuando em diferentes frentes em nossa região”, disse Evania. Paiva se disse agradecido pela acolhida prestada ao Exército neste momento de união de forças de diferentes entes - municipais, estaduais e federais - para a mitigação do impacto deste episódio triste para a história do Vale.

“Falei sobre a natureza comunitária da Univates e sobre como isso possibilita que se tenha uma estrutura como essa, que serve à comunidade”, complementou a reitora. O Comandante da 8ª Brigada, General de Brigada Ivon Barreto Leão, se disse impressionado com o que tem visto e falou como tem sido o trabalho dos militares na região. Ele coordena as ações das equipes que estão no Vale. São mais de 600 militares do exército atuando na região e cerca de 200 estão alojados aqui na Instituição. A Univates é do Vale.

A comitiva também sobrevoou o município de Muçum. Em terra, as tropas do 4° Grupamento de Engenharia apoiam a comunidade. No total, mais de 6.000 metros cúbicos de entulho, o correspondente a 500 caçambas, já foram removidos das ruas das cidades do Vale do Taquari. A Engenharia do Exército segue trabalhando incansavelmente em prol da população.

Natalia Nissen

Logo ods-15