Segundo encontro do Fórum sobre Racismo Estrutural no Ambiente Universitário será em 27 de setembro

Postado as 12/09/2023 08:54:39

Por Lais Pontin Matos e Lucas George Wendt

Divulgação Univates

Fórum sobre racismo estrutural no ambiente universitário será em 27 de setembro.

O segundo encontro da nova edição do Fórum Racismo Estrutural e suas Implicações no Ambiente Universitário vai acontecer em 27 de setembro, das 14h às 16h, na sala 204 do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Por meio do evento, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates, objetiva-se discutir estratégias para combater o racismo e promover a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica. Para participar do fórum, basta se inscrever clicando aqui. A construção de um ambiente universitário inclusivo e igualitário é fundamental para garantir o desenvolvimento de todos.

Por que é importante falar sobre racismo estrutural na universidade?

Falar sobre racismo estrutural e suas implicações no ambiente universitário é importante por diversas razões. Discutir o assunto representa o primeiro passo para começar a reconhecer e combater desigualdades enraizadas nas instituições educacionais.

Além disso, abordar o tema contribui para assegurar acesso igualitário à educação, ao identificar barreiras que afetam estudantes de grupos minoritários. A promoção da diversidade e da representação nos campi também é estimulada, enriquecendo o ambiente de aprendizado.

Trazer essa discussão para a academia prepara os estudantes para o exercício da cidadania global, estimulando a pesquisa e o entendimento das dinâmicas raciais. Isso ajuda a desconstruir estereótipos, contribuindo para um ambiente mais inclusivo, e também capacita os alunos para futuras carreiras em um mundo profissional diversificado.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-10