Solidariedade e compromisso em meio à maior catástrofe natural da história do RS

Postado as 08/09/2023 17:19:05

Por Ney José Lazzari

Caros amigos do Vale do Taquari

Como estamos acompanhando, o Vale e algumas cidades em especial estão vivenciando a maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul. A atual cheia foi 3,5 metros mais alta que a última grande, ocorrida em 2020, que ultrapassou em aproximadamente 1 metro a maior da história, até então, ocorrida em 1941, quando as atuais cidades eram ainda pequenas vilas.

Além de atingir fortemente Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro e Encantado, a fúria das águas praticamente varreu do mapa outras três cidades - Santa Teresa, Muçum e Roca Sales: as ruas centrais dessas cidade, com suas residências, bancos, comércio, serviços, foram fortemente impactadas. As águas chegaram em espaços que nunca antes haviam sido atingidos.

A Fundação Univates, por estar localizada num território mais elevado, não sofreu nenhuma intercorrência. Aliás, os espaços da Univates (Complexo Esportivo, Campo de Futebol, salas etc.) estão servindo de abrigo para equipes de trabalho, inclusive do Exército, e como retaguarda para mais de 10 helicópteros que estão na região e já salvaram inúmeras pessoas.

As áreas administrativas de várias empresas da região estão sendo provisoriamente instaladas no Tecnovates e em outros espaços da Universidade, como uma forma de garantir a sequência das atividades dessas organizações que foram atingidas pela cheia.

Além disso, são incontáveis os grupos de alunos, professores e funcionários, principalmente da área da Saúde, com apoio da Engenharia, ajudando em várias frentes. Essas atividades salientam o papel comunitário da Universidade da região.

Vai demorar algum tempo, mas assim como, ao longo de décadas, construímos este Vale, agora, com mais força e resiliência, vamos ajudar a reconstruí-lo com todas as ferramentas das quais dispomos. E, dentre essas ferramentas, a Fundação Univates é uma das entidades que pode desempenhar um papel significativo e importante neste momento. Contem conosco. Estaremos bem!

Ney José Lazzari
Presidente da Fundação Univates