Alivat realiza na Univates reunião local sobre Bicentenário da Imigração Alemã

Postado as 04/09/2023 12:58:43

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

O ano do Bicentenário tem início em 1º de janeiro de 2024 e termina em 31 de dezembro de 2024. O marco principal é 25 de julho, data oficial do início da imigração. Com o objetivo de reunir esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, criada pelo Decreto 56.110/2021, realiza uma série de reuniões setorizadas.

Já houve encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim de prospectar a programação do bicentenário. Uma dessas reuniões será realizada na região com a articulação da Academia Literária do Vale do Taquari - Alivat, na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A reunião ocorrerá no Centro Cultural, localizado na Rua Avelino Talini, n.º 171, na Sala Aula+, em 6 de setembro de 2023, às 14h. Para confirmar a presença, entre em contato pelo telefone (51) 99805-9336 com Dirce Becker Delwing ou pelo e-mail alivat.academia@gmail.com.

O evento contará com a presença do Coordenador Estadual da Comissão da Imigração Alemã, professor Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS. Durante o encontro, serão apresentados os planos e projetos para viabilizar eventos celebrativos no Vale do Taquari e em outras regiões do Rio Grande do Sul. Em 2024, o bicentenário da imigração alemã será celebrado, e os eventos programados pela Secretaria Estadual da Cultura e entidades parceiras abrangerão também as etnias que contribuíram para a formação do perfil antropológico na região e no estado, como a açoriana, africana, italiana e outras.

Devido à amplitude e à relevância sócio-cultural dos pioneiros que moldaram o Vale do Taquari, a comunidade é convidada para participar da reunião e, assim, criar as condições ideais que permitirão uma celebração adequada da diversidade regional no ano do Bicentenário da Imigração Alemã.

A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada, na sexta-feira (1º/9), na 46ª Expointer, em Esteio. A comissão organizadora da celebração apresentou o símbolo no Espaço do Governo, no Stand Internacional. A identidade visual já havia sido definida por votação, realizada anteriormente, entre os integrantes da comissão, que envolve membros da sociedade civil e de instituições governamentais.

Divulgação/Univates

Logo ods